Receba informações exclusivas do Bate Forte. Acesse já! Cadastre-se Aqui

Ilustração de produtos destacados. Texto na arte: Zonas quentes.

As zonas quentes do mercado são as áreas do estabelecimento que chamam mais a atenção dos compradores e, consequentemente, têm uma maior circulação de pessoas.  Também chamadas de áreas positivas, são aqueles pontos de venda com maior fluxo e visibilidade.

Saber mapear o fluxo dos seus clientes dentro de sua loja é muito importante, tanto para otimizar o seu espaço (que custa dinheiro), como para aumentar o ticket médio. O indicado é “aquecer” todos os pontos da loja, ainda que algumas áreas tenham um fluxo maior de visitas do que outras.

Uma dica é colocar algum item em destaque no balcão, com sinalização na loja, melhorando a iluminação ou o deixando na ponta da gôndola. Dessa forma, será criado um ponto focal, que segue o trajeto do cliente e termina em um foco de compra com destaque visual e cria uma zona quente no seu comércio.

Como identificar as zonas quentes da sua loja

Se você ainda não sabe onde estão as zonas quentes do seu negócio, um bom começo para identificá-las é estudar o comportamento e os hábitos de compras de seus clientes. Confira quais são os produtos que têm mais saída e depois localize-os dentro de seu estabelecimento e encontre a primeira zona quente.

Do mesmo jeito que existem as zonas quentes do ponto de venda, existem também as zonas frias, que são os locais menos visitados e com produtos teoricamente “menos procurados”.

De modo geral, algumas zonas quentes clássicas são:

  • A entrada da loja – são os primeiros pontos de exposição que o cliente vê.
  • O lado esquerdo da loja – a maioria dos clientes se desloca para este lado depois de entrar.
  • Pontas de gôndolas e quiosques, onde é comum expor novidades, liquidações e promover testes e degustações.

Como atrair os clientes paras as zonas quentes da sua loja

Para otimizar ainda mais a experiência do comprador, facilite a circulação dos clientes e a boa visibilidade dos produtos, além disso existem alguns ajustes que você pode fazer para atrair as pessoas a determinados locais do PDV (ponto de venda):

  • Indique onde estão as seções do seu comércio de alimentos para que o cliente possa comprar com mais fluidez.
  • Sinalize as promoções e elabore materiais de merchandising para chamar bastante atenção.
  • Melhore a iluminação da loja, principalmente em locais de menor movimento.
  • Mantenha as gôndolas sempre organizadas, com reposição de produtos em dia.
  • Aproveite as datas comemorativas para evidenciar os produtos que tenham a ver com o período (como estratégia de venda).
  • Elabore promoções com “Leve 2, Pague 1” ou combos com “Leve 1 e ganhe 1 brinde”.
  • Cuide sempre da higiene e da limpeza do local.

Assim, seu estabelecimento proporcionará mais conforto e comodidade para quem compra e estimulará ainda mais as vendas dentro do ponto de venda.

Posts relacionados

Privacy Preferences
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.