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Mãe e filha efetuando compra no mercado. Texto na arte: Conheça as tendências para o varejo em 2022. Bate Forte

Mais um ano está chegando ao fim e já podemos falar sobre novidades na área do varejo para 2022. Estamos terminando um período atípico na história do mundo, tempos que ensinaram lições valiosas sobre a valorização de muitos aspectos da vida.

Para acompanhar o ritmo dessas mudanças, sua marca precisa estar preparada para abraçar uma realidade bem diferente da que deixamos para trás em 2020, ano pré-pandemia. Para  ajudar a sua empresa nessa missão, trouxemos algumas das tendências que se mostram fortes para o próximo ano.

Seja mais ecologicamente consciente

Não é recente o papo sobre consumo consciente e preservação do meio ambiente. A cada ano que passa o assunto se torna mais urgente e medidas mais drásticas precisam ser tomadas para evitar um colapso mundial. Como detentores de meios de produção, é possível adotar algumas medidas mais conscientes no seu comércio.

Considere trocar sacolas plásticas por sacolas de papel, por exemplo. Diminuir o consumo de plástico na produção e no dia a dia de toda a equipe trocando copos plásticos por xícaras também são boas ideias.

Cada vez mais os consumidores optam por marcas em que os valores e propósitos se assemelham aos seus e é preciso acompanhar o ritmo das mudanças do comportamento do público. Uma empresa que não se mostra comprometida com a causa ambiental é uma empresa que pode enfrentar problemas em um futuro não tão distante.

Aposte no digital

Pelo fato de muitos comércios terem de passar um longo período de portas fechadas ao público, muitos deles recorreram ao ambiente digital como forma de continuarem vivos. Apesar de não ter acontecido da maneira ideal, essa atitude abriu portas para muitas marcas que não estavam presentes na internet e que permanecerão ativas.

O mundo está cada vez mais digital e é importante que as empresas acompanhem as tendências, uma vez que o comportamento dos consumidores pende mais e mais para experiências on-line.

Valorize o cliente

Pode parecer uma dica um pouco óbvia, mas depois de tempos de incertezas e fragilidades como esse que vivemos, a necessidade de valorizar os clientes e oferecer um atendimento humanizado se mostrou essencial para a sobrevivência de um negócio.

É preciso treinar a equipe que terá contato com o cliente, seja pessoalmente, por telefone ou on-line, para prestar o melhor atendimento possível, com muita paciência e gentileza. Passamos por um período onde as interações humanas foram um pouco limitadas e é imprescindível que a volta desse contato mostre a falta que esse contato fez.

Olhe para o público da terceira idade

Ainda falando sobre a era digital em que vivemos, mais pessoas da terceira idade estão se atualizando para viver as tendências de um mundo globalizado. Pensando nisso, sua empresa deve estar preparada para acolher a demanda desse novo público que chega e não está muito familiarizado com a tecnologia. Aqui, relembramos da importância de um atendimento paciente e humanizado com seus consumidores.

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