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Lojista atendendo cliente. Texto na arte: Formas de fidelizar o cliente no pós venda. Bate Forte

A experiência do consumidor vai muito além do momento da compra. Ela começa no primeiro contato com a embalagem do produto e continua por muito tempo após efetuar o pagamento, no primeiro uso da mercadoria.

Isso quer dizer que, para ter certeza que o cliente está satisfeito e prestar o melhor atendimento possível, é preciso investir em um excelente pós-venda. De acordo com uma pesquisa da consultoria global McKinsey, 70% da experiência de compras de um cliente baseia-se na forma como ele é tratado, desconsiderando o produto e o preço.

Um bom pós-venda também é uma ótima maneira de gerar marketing espontâneo através dos clientes, que podem indicar a marca para conhecidos por terem vivido uma experiência satisfatória com a empresa.

Para que a sua marca não erre na hora de atender o cliente no pós-venda, confira as sugestões que o Blog Bate Forte separou e fidelize clientes com mais facilidade:

O feedback é essencial

Saber do cliente como foi a experiência de compra e o que ele está achando do produto ou serviço prestado é imprescindível para saber se existe algum erro no processo ou pra saber onde a empresa está acertando. Se algo de errado estiver acontecendo, é melhor que seja resolvido antes do cliente resolver compartilhar sua insatisfação nas redes sociais.

Aposte no atendimento personalizado e sensível

De nada adianta um pós-venda com um time desmotivado e que não trata o cliente bem. Treine a equipe para saber lidar com qualquer público e saber responder às suas perguntas da forma mais clara possível. A equipe precisa saber conversar com um idoso que pode ter dificuldade com tecnologia ou com um jovem que já é mais experiente.

Comunique sobre promoções e programas de fidelidade

Se o cliente ficou satisfeito com o produto ou com o serviço prestado, oferecer alguma recompensa para que ele volte a comprar com a sua empresa é uma boa forma de fidelizar o consumidor. Duas das formas mais comuns de fazer isso é oferecer desconto na próxima compra ou apresentar um programa de fidelidade que dá direito a prêmios.

Se faça presente nos momentos especiais

Possuindo um cadastro de clientes, sua empresa tem acesso a informações pessoais dos consumidores, por exemplo, a data de aniversário. Este é um ótimo momento de mostrar que a sua marca se importa com o cliente e que o vínculo vai além de somente uma transação comercial. É interessante enviar um e-mail ou banner parabenizando a pessoa pelo aniversário dela e até presenteando com um cupom de desconto.

Crie conteúdos relevantes

Se o plano de comunicação da sua empresa incluir o contato constante com os clientes por e-mail ou nas redes sociais, é importante que o conteúdo seja relevante e que a frequência seja adequada para não se tornar um incômodo. Conhecer o seu público e quais produtos eles estão acostumados a consumir é essencial para estruturar o envio desses conteúdos.

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