Um dos momentos mais esperados do ano para os vendedores e clientes está chegando. Estamos vivendo a retomada de um bom ritmo de comércio e, segundo uma pesquisa realizada pela Méliuz, 71% dos brasileiros pretendem comprar na tão aguardada Black Friday de 2021.
Neste ano a data será celebrada no dia 26/11 e promete ser um sucesso de vendas. De acordo com um estudo do UOL, 92% dos brasileiros pesquisam por preços de produtos antes da Black Friday, 57% deles buscam com até dois meses de antecedência e 21% deles um mês antes.
Sabendo desse dado, já daremos início as dicas que o Blog Bate Forte separou para que o seu comércio venda muito nesta Black Friday.
Seja uma marca honesta
Não eram necessários dados para que essa dica valha para a toda a vida e não somente no período de Black Friday. Não tente enganar os seus consumidores elevando os preços dos produtos algumas semanas ou meses antes para abaixar novamente na data. Essa atitude afeta diretamente a experiência do consumidor e a percepção que ele tem sobre a sua marca, portanto, seja honesto na hora de divulgar as promoções e vantagens.
Aposte nos produtos mais vendidos
Conhecer o seu público e o hábito de consumo dele é essencial para alavancar as vendas na data, a melhor forma de fazer isso é possuir um cadastro ativo de clientes. Sabendo quais são os produtos que seus consumidores mais compram, é possível elaborar boas promoções com eles, como descontos progressivos ou pague 1 e leve 2. Essa informação também ajuda na hora de abastecer o estoque e não perder dinheiro adquirindo mercadorias que não criarão fluxo no caixa.
Crie uma campanha para recuperar clientes inativos
A Black Friday é um ótimo momento para tentar recuperar clientes que já não compram mais no seu estabelecimento ou consomem do seu serviço. Construa uma comunicação personalizada para esse público oferecendo bons descontos e vantagens, sempre recuperando o histórico de compras deles para não errar na hora de comunicar os benefícios.
Estenda o período de vantagens
Apesar do nome da data especificar um único dia de ofertas, muitas marcas estendem os descontos e benefícios para além de uma única sexta-feira. Dessa forma, sua empresa pode alcançar consumidores que não puderam comprar no dia 26, além de possivelmente gerar marketing espontâneo ao comunicar que as promoções duraram um período maior que somente um único dia.
Invista na comunicação nas redes sociais
Como já citamos antes, usar e abusar da comunicação adequada nas redes sociais é uma ótima estratégia para atrair novos clientes e comunicar os já fiéis sobre as novidades que estão por vir. Prepare as redes sociais com a temática da Black Friday já avisando sobre o que os consumidores poderão encontrar na data para que eles possam se planejar e comprar mais no seu estabelecimento.