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Ilustração homem e mulher dançando. Texto na arte: Dicas para uma colab de sucesso. Bate Forte

Bons frutos podem surgir de parcerias entre marcas. A cada dia, o mercado se torna mais competitivo e é preciso inovar para entregar aos consumidores um produto ou serviço inovador, nunca visto antes ou que, por enquanto, não faz parte da realidade de muitos.

Algumas das muitas parcerias de sucesso no mercado foram, por exemplo, a da união da rede de fast food Taco Bell com a Nestlé para a criação do burrito de KitKat e a da Apple com a MasterCard no lançamento do recurso ApplePay e muitas outras que mostraram o alcance que uma boa escolha entre marcas pode gerar.

Se a sua marca está planejando um acordo com outra empresa, é preciso que ela esteja bem preparada para não cometer erros que podem custar caro para a reputação de uma marca. Para que esse processo seja bem organizado e pensado, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse momento.

Encontre o parceiro ideaL

A ideia de juntar duas marcas na busca de um produto ou serviço inovador pode ser animadora. Mas é preciso muito planejamento para saber qual é o parceiro ideal para dar esse passo. É preciso que as duas empresas saibam que essa relação precisa ser benéfica para ambos os lados e que, a partir de agora, são parceiros de negócios. É necessário também entender o que falta em uma marca que a outra pode complementar na busca de bons resultados. Resumindo, é muito importante ficar claro que as duas marcas precisam se beneficiar da parceria e os valores precisam ser os mesmos para que não surjam problemas futuros.

Planejamento é crucial

Depois de ter certeza que aquela marca é a ideal para essa parceria, é hora de planejar. Planeje qual o produto ou serviço vai ser lançado, qual público-alvo deseja atingir, quais são os objetivos da parceria, quanto tempo ela vai durar, o preço de produção e venda. Basicamente, é preciso que tudo esteja organizado e formalizado para que haja certeza naquilo em que as marcas estejam apostando. Caso algo dê errado, serão duas empresas envolvidas na situação e o cenário pode ser pior do que o imaginado. Por outro lado, o sucesso da parceria pode trazer inúmeros benefícios para ambas.

Foco na divulgação da parceria

Com tudo planejado, é hora de divulgar os frutos desse acordo. Invista no marketing dessa parceria e divulgue em todos os canais que a sua marca e a parceria estão presentes. Aposte no poder das redes sociais e no marketing espontâneo que elas podem gerar. Crie e-mails marketing para comunicar seus atuais clientes sobre a novidade. Invista em uma comunicação visual no próprio estabelecimento. Todo o tipo de comunicação é bem vindo na hora de apresentar uma novidade aos clientes.

Os benefícios que a colaboração pode gerar

Além do objetivo que ambas as marcas delimitaram no planejamento da parceria, uma colaboração entre duas empresas também é possível alcançar uma redução de custos, uma vez que o investimento pode ser dividido entre as marcas, a ampliação do reconhecimento das duas empresas no mercado e o aumento do lucro.

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