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Ilustração estoque e estoquista. Texto na arte: dicas para vender o estoque de fim do ano. Bate Forte

Com as festas de fim de ano, muitos comércios preparam seus estoques para receber uma grande demanda de compras. É normal que no período do Natal, por exemplo, as vendas aumentem em vários segmentos como o de mercado, vestuário e até eletrônicos.

Mesmo com o aumento do volume de vendas, é também comum que nem todo o estoque planejado para suprir a demanda seja vendido. Por isso, é interessante tomar algumas atitudes para que essa mercadoria não se torne um prejuízo para a empresa.

Para ajudar a sua marca a vender o estoque parado, o Blog Bate Forte trouxe algumas dicas para vender a mercadoria que não foi comercializada no final do ano.

Não tenha medo de liquidações

Esta talvez seja a dica principal para conseguir vender o estoque de forma mais rápida e eficiente. Apostar em promoções e descontos nas mercadorias que não foram vendidas anteriormente ajuda, e muito, na hora de transformá-las em fluxo de caixa. Abaixe os preços dos produtos próximos ao vencimento, divulgue ações como “leve 2 e pague 1”, transforme algumas mercadorias em brinde na venda de certa quantia ou ofereça descontos progressivos.

Exponha mais os produtos que deseja vender

Use estratégias para que as mercadorias que sua marca precisa vender logo estejam mais expostas nas gôndolas e prateleiras do estabelecimento. Dar mais espaço para esses produtos na loja faz com que os clientes prestem mais atenção nas oportunidades. Uma dica é posicionar esses produtos logo na entrada da loja para que os clientes sejam impactados pela oportunidade assim que entrarem no estabelecimento.

Divulgue todas as ações de queima de estoque

Ainda falando sobre chamar a atenção do consumidor, é imprescindível que sua marca divulgue as ações que planeja para a queima de estoque. De nada adianta criar promoções se não houver uma divulgação intensa delas. Utilize redes sociais, envio de e-mails personalizados e aposte em uma comunicação visual chamativa no estabelecimento para informar os consumidores de que certos produtos ou serviços estão com condições especiais.

Invista em uma boa política de trocas

Geralmente, o período pós-festas de final de ano é aquele em que muitos clientes voltam às lojas para trocar mercadorias. A equipe precisa estar preparada para esse momento e entender que esta também é uma boa oportunidade de vender o estoque parado. Treine o time para oferecer esses produtos aos clientes que buscam somente pela troca de um produto que ganhou.

Nunca se esqueça do e-commerce

Com o aumento de consumidores preferindo comprar on-line, é preciso que o ambiente digital da sua marca também esteja preparado para promover essa queima de estoque. Aposte em uma comunicação clara e chamativa no site para que a informação das condições especiais seja a primeira a ser vista pelo cliente.

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