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Dicas para recuperar clientes inativos. Bate Forte

É muito mais caro para uma empresa conquistar um novo cliente do que manter por perto aquele que já é fiel ao serviço que a marca presta. Por isso, é muito importante investir na fidelização de consumidores, mas se a sua empresa pecou nesse quesito e agora precisa recuperar clientes inativos, o Blog Bate Forte pode ajudar.

Para auxiliar nesse processo que muitas vezes pode ser delicado por não saber ao certo quais são as dores do cliente e os motivos que o fizeram não consumir mais da sua marca, separamos algumas dicas valiosas que vão ajudar a conquistá-los novamente.

Entenda onde a sua empresa errou

Entender o que aconteceu para que aquele cliente tenha desistido de consumir os produtos ou utilizar os serviços é o primeiro passo para construir estratégias que vão recuperar o interesse da pessoa.

Às vezes, pode ser que essa desistência tenha ocorrido por algum outro motivo que não seja a insatisfação com a marca, por exemplo, o cliente se mudou e agora os serviços ou produtos se tornaram inacessíveis por conta da distância.

Saber o motivo da insatisfação também ajuda a melhorar os processos para que o problema não ocorra mais vezes, evitando a perda de outros clientes.

Segmente os clientes

Depois de mapear quem são os clientes inativos e quais são as dores que podem ser solucionadas, o mais indicado a se fazer é dividi-los em grupos ou categorias diferentes. Dessa forma, a empresa consegue visualizar melhor o cenário para criar variadas estratégias que funcionem melhor para cada um desses grupos, tomando ações mais assertivas.

Essa segmentação pode ser feita da maneira que é mais adequada para o estabelecimento: idade, histórico de compras, motivos que os fizeram se tornar inativos, etc.

Personalize a comunicação

Agora, o momento é de criar a melhor estratégia de comunicação com os consumidores inativos para recuperar seu interesse. Possuindo um cadastro de clientes, sua empresa pode saber qual é o melhor meio de entrar em contato com cada um deles. Em outro post do Blog Bate Forte, contamos sobre a importância de criar um cadastro de clientes.

Invista no pós-venda

O departamento de pós-venda não pode existir somente para receber reclamações. O time precisa estar treinado para acompanhar todo o processo de utilização dos serviços ou produtos pelos consumidores. Demonstrar atenção e cuidado com os clientes é fundamental para um atendimento humanizado e essa prática faz toda a diferença na experiência da compra.

O pós-venda também tem a função de pautar ajustes de processos que consumidores possam considerar defasados, impedindo que se torne um problema maior.

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