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Ilustração homem com análises e gráficos. Texto na arte: Como não perder clientes. Bate Forte

Apesar de não ser nada legal, é muito comum perder clientes ao longo do tempo. É praticamente impossível manter todos os seus clientes para sempre, porém, existem alguns erros que podem ser evitados para que a sua empresa saia dessa maré baixa.

Estratégias são sempre adotadas na busca de atrair e manter consumidores fidelizados, mas errar é humano e às vezes os deslizes acontecem. Pesquisas apontam que o valor de um cliente perdido é de aproximadamente R$ 1.296,00, este que pode causar um alto prejuízo no seu negócio.

Para ajudar o seu negócio a não passar mais por essa situação, separamos algumas dicas para evitar perder clientes.

Tenha um atendimento excelentE

A dica pode parecer um pouco óbvia, mas é muito comum encontrar estabelecimentos em que o atendimento é péssimo. É imprescindível que a equipe de atendimento passe por treinamentos constantes para melhore sempre as habilidades de comunicação e empatia com o cliente.

De acordo com um estudo divulgado pela ABLAC, a Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados, o mau atendimento representa 82% das razões que faz um cliente deixar de consumir em um estabelecimento.

Não procrastine na hora de resolver problemas

Se um mal-entendido ou um contratempo aconteceu, não demore a resolver. Como em qualquer negócio, esse problema pode se tornar uma bola de neve caso não seja resolvido logo.

Reúna a equipe envolvida para entender o mais rápido possível o que levou ao erro e encontrarem, juntos, a melhor solução para ele. A desorganização de um estabelecimento é percebida por clientes, portanto, tentar esconder problemas não é uma opção e é preciso proatividade para antecipar quaisquer situações inesperadas.

Colha feedbacks de clientes

Uma forma de antecipar a resolução de problemas, como citamos acima, é estar sempre em contato com seus clientes para colher feedbacks. É muito importante ouvir quem consome do serviço para saber em quais pontos a sua empresa pode melhorar, evitando que futuros problemas surjam.

Aposte em programas de fidelidade

Para se destacar dos concorrentes, manter um programa de fidelidade é um diferencial para atrair clientes. Dessa forma, sua marca consegue recompensar clientes recorrentes, podendo gerar marketing espontâneo.

Tenha um estoque sempre organizado

A falta de um estoque organizado é um dos motivos pelos quais os clientes migram para concorrentes. Ter um controle assíduo do que está disponível nas prateleiras e o que está no estoque é muito importante para nunca faltar produtos aos clientes. Preste atenção também no que já está sendo exposto nas gôndolas e jamais comercialize produtos vencidos.

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