Receba informações exclusivas do Bate Forte. Acesse já! Cadastre-se Aqui

Ilustração duas mãos segurando celular com tela do PIX. Texto na arte: 5 vantagens de vender via PIX. Bate Forte

O Pix, novo meio de pagamento criado pelo Banco Central para simplificar as transações financeiras, é um sucesso inegável e promete melhorar os pagamentos digitais no Brasil, podendo se tornar um grande aliado aos e-commerces.

Prova disso é que o sistema de pagamentos instantâneos já atingiu a marca de 253,5 milhões de chaves cadastradas em 31 de maio, com 87,6 milhões de cadastros feitos por pessoas físicas e 5,8 milhões de empresas.

Recentemente, o Banco Central informou que, entre novembro de 2020 e março de 2021, foram feitas 1 bilhão de transações por meio do sistema, envolvendo um total de R$787,2 bilhões. Além disso, a utilização do serviço de pagamentos instantâneos, que completou seis meses de vigência em maio, já supera a de outros meios de pagamentos, como DOC, TED e boleto bancário.

Por que usar o Pix

Se você ainda está em dúvida se o seu negócio deve aceitar ou efetuar os pagamentos via Pix, o blog de Bate Forte, com a ajuda do CEO do Grupo Máxima, Rafael Martins, separou algumas vantagens deste modelo que oferece uma gama variada de benefícios para empresas e consumidores.

Agilidade e disponibilidade de pagamentos

O Pix está disponível sete dias por semana, 24h por dia, de forma online e instantânea, oferecendo uma alternativa a meios de pagamentos como boletos bancários, que podem levar até três dias úteis para serem processados.

Com esta nova modalidade, o pagamento é confirmado no ato da compra, independente do dia e horário, propiciando liquidação imediata da transação, além de apoiar na saúde do fluxo de caixa dos lojistas.

Entregas mais rápidas

Já que os pagamentos são confirmados instantaneamente, os demais processos para efetivar a compra, como emissão de nota fiscal e envio dos produtos, são agilizados e, com isso, as entregas podem acontecer em menos tempo que o previsto, resultando em mais satisfação pelo cliente.

Diminuição de reservas de estoques

Um grande gargalo do e-commerce são os boletos gerados e não processados. Essa modalidade de pagamento exige que o lojista faça a reserva dos itens e, quando ela não é efetivada, o produto volta ao estoque. Vale lembrar que esse cenário é especialmente prejudicial para as empresas em datas de muito movimento, como a Black Friday, que apresentam alto índice de desistências de compras efetuadas por boletos. Nesse sentido, o Pix favorece oportunidades de compras imediatas enquanto as promoções estão ativas.

Democratização das compras no e-commerce

Com o Pix, pessoas sem acesso a cartões de crédito ou débito poderão comprar online utilizando o saldo disponível em suas contas. É uma forma de acessibilidade e democratização das compras ao mesmo tempo em que traz a abertura de um novo público de potenciais clientes para os lojistas. Ainda assim, o Pix não irá concorrer com o cartão de crédito, pois, para o comprador brasileiro, os prazos de pagamentos próprios e favoráveis dessa modalidade ainda são questões culturais muito fortes.

Custos mais baixos para lojistas

Se para os consumidores, o Pix é uma modalidade de transferência de valores gratuita, para o lojista, ele representa taxas menores do que a dos meios atuais, o que pode ser convertido em mais flexibilidade na hora de oferecer descontos e fazer promoções. Além disso, a tendência é de que bandeiras baixem suas taxas para se manterem competitivas frente a este novo método de pagamento.

Mais do que compor o portfólio de meios de pagamentos, o Pix deve agilizar o processo de compras no e-commerce e trazer vantagens para empresas e clientes por ser um pagamento instantâneo, a abrangência de público e as taxas mais baixas.

Posts relacionados

Privacy Preferences
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.