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Diante da pandemia do novo coronavírus, os produtos de limpeza ganharam ainda mais importância dentro das casas e estabelecimentos pelo país.  Isso porque, ao limpar locais aonde ainda há contato físico, como a superfície de mesas, maçanetas, interruptores, bancadas, telefones, torneiras, entre outros, pode amenizar o contagio. Esta é a recomendação de diferentes órgãos de saúde, entre os quais a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla), entre os meses de janeiro e julho de 2020, o setor de limpeza cresceu 5,9%, puxado pela ampla comercialização de itens como água sanitária, desinfetante e sabão em barra.

Para este ano, a organização prevê um avanço de 3%, em meio ao retorno de diferentes atividades econômicas e também à própria mudança de comportamento do consumidor.

Saiba organizar o setor de limpeza no seu supermercado

Com este cenário, manter a organização das prateleiras e expor os produtos de limpeza, de maneira a facilitar a percepção do cliente, pode potencializar as vendas deste setor.

Confira algumas dicas práticas de como organizar e distribuir os produtos de maneira assertiva.

Tenha um espaço exclusivo para os produtos de limpeza

Tal como no setor de higiene pessoal e cosméticos, o primeiro passo é separar os produtos por setores. Se possível, separe um corredor exclusivo para eles. Senão for possível, opte por deixá-los próximos dos utensílios de cozinha, por exemplo, ou mesmo do papel higiênico ou papel toalha.

Pense que ter um espaço dedicado a um tipo exclusivo de produto pode fazer toda a diferença na experiência de compra do cliente e em melhorar as suas vendas.

Organize as prateleiras

Organizar as prateleiras é uma maneira de chamar a atenção do cliente para determinados itens, conduzindo-o à compra. Por isso, a organização das prateleiras deve ser bem planejada.

Existem diferentes formas de organizar as prateleiras. Escolha aquela se encaixe melhor para o seu supermercado.

Blocos

Nesta forma, os produtos ficam dispostos em blocos de determinados produtos e marcas. É uma das formas mais utilizadas. Um exemplo é você organizar um bloco de detergente da mesma marca e separá-los em blocos de diferentes aromas.

Vertical

Arrumar os produtos verticalmente é uma estratégia para facilitar a percepção que o cliente tem dos itens. Conforme ele for caminhando pelo corredor, verá diferente produtos e marcas surgindo no seu campo de visão.

Como colocar os produtos nas prateleiras

Saber como dispor os produtos nas prateleiras propicia ao consumidor um campo de visão específico do que você quer que ele visualize. Por exemplo, organizar a prateleira de forma que os itens com melhor margem de lucro sejam facilmente vistos pelo cliente.

Acima da altura dos olhos

Coloque os produtos com pouca visibilidade e pouca procura.

Altura dos olhos

Região mais disputada nas prateleiras, pois é o primeiro lugar visto ao entrar no setor e favorece a compra por impulso. Utilize-a para itens que merecem maior destaque, como é o caso dos produtos com maior margem de lucro.

Na linha da cintura

É a segunda área mais visível para o consumidor. É indicada para que você coloque itens com grande procura e que ofereçam uma boa margem de lucro.

Abaixo da linha da cintura

Por não ser um local muito visível, pode ser utilizado para colocar aqueles itens essenciais, que também apresentam uma rotatividade mais alta, mas com uma menor margem de lucro.

Na linha do chão

Este local é indicado para colocar os produtos mais pesados. Desta forma você ainda pode evitar acidentes. Aqui, você pode, por exemplo, colocar as embalagens de 5 litros de desinfetantes, água sanitária, dentre outros.

Experiência do cliente

Oferecer uma boa experiência de compra para o cliente é essencial para aumentar as vendas e fidelizá-lo.Para isso, além de realizar um bom atendimento, resolva seus problemas, proporcione uma boa iluminação, com música ambiente, mantenha uma temperatura agradável no local e utilize as cores certas.

Com estas ferramentas de marketing sensorial, você fará com que o cliente fique mais tempo dentro do supermercado e, consequentemente, comprando mais.

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