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O WhatsApp Business surgiu como uma importante ferramenta de venda, que aproxima os lojistas de seus potenciais clientes. A versão corporativa do aplicativo foi projetada para ajudar os comerciantes, disponibilizando recursos diferentes dos tradicionais, que otimizam o atendimento e a interação com os consumidores. E a popularidade do aplicativo ajuda ainda mais nessa relação.

Segundo pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp, versão informal, está instalado no celular de 99% dos brasileiros, sendo que 93% usam o app todos os dias. Já entre as empresas, o WhatsApp Business é utilizado por 72% dos empreendedores brasileiros que possuem lojas e empresas de pequeno porte, de acordo com o SEBRAE.

Mesmo assim, existem lojistas que ainda não utilizam a ferramenta. Alguns ramos, como o do varejo, ainda encontram certas dificuldades para aproveitar todo o potencial do app. Por isso, o blog do Bate Forte traz algumas dicas de como usar o WhatsApp Business para expandir suas vendas.

Público-alvo está conectado ao WhatsApp

Assim como os dados acima mostram, dificilmente você encontrará alguém que não tem o WhatsApp instalado em seu smartphone. Um estudo realizado pela comScore aponta que adultos com mais de 45 anos representam 27% dos usuários brasileiros no aplicativo. A segunda faixa etária mais ativa é a de adultos entre 25 e 34 anos.

Como você viu em outras matérias, identificar o seu público-alvo é essencial para o sucesso das ações que deseja implementar no seu negócio. Para fazer anúncios online, conhecer quem será impactado ajudará a atingir seus objetivos.

Se for para construir páginas nas redes sociais, saber para quem você está produzindo conteúdo também influenciará no êxito nas plataformas e na interatividade com a sua marca.

Até mesmo na hora de traçar estratégias com influenciadores digitais, conhecer o perfil dos seus consumidores será determinante na escolha da parceria certa!

Criação de um Perfil Comercial no WhatsApp Business

O aplicativo é gratuito e simples de usar. Faça o download no seu celular e crie um perfil com o número. O ideal é que não seja o seu número pessoal, mas sim um número realmente comercial.

Por meio dele, é possível compartilhar mensagens de texto, de voz e de vídeo. Além de enviar fotos, arquivos como PDFs, entre outros formatos. As funcionalidades do WhatsApp Business vão além das convencionais.

Na edição do seu perfil, você pode disponibilizar uma descrição do seu estabelecimento, imagem, site ou link do aplicativo, endereço de e-mail e endereço físico.

Fornecer respostas rápidas aos clientes

Com o WhatsApp Business o contato entre empresa e cliente é facilitado. Pelo aplicativo você pode conversar de forma ágil, entender suas necessidades e oferecer soluções rápidas.

Para construir essa relação, que tal salvar mensagens e responder às mais comuns de forma padronizada?

Envio de mensagens automáticas

Contar com a ajuda do envio de mensagens automáticas ajuda – e bastante – em certas situações, como na saudação ao contato que chega para conversar ou quando você estiver ausente para responder.

Além disso, o aplicativo permite programar mensagem em massa, como ofertas e comunicados, que facilitam a comunicação e divulgam o recado que sua empresa quer transmitir.

Com o WhatsApp Business, os clientes ficam satisfeitos com a possibilidade de se comunicar com a empresa em tempo real, como não estar limitado a certos horários para fazer contato, além de ter acesso a informações da loja e contar com um atendimento mais personalizado.

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