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Por mais específico que seja o seu estabelecimento, existem vários influenciadores digitais que podem se comunicar diretamente com o seu público.

Se ainda não conhece este novo tipo de “rock stars”, saiba que são pessoas que têm um grande número de seguidores e bons números de engajamento nas redes sociais.

Como usar as redes sociais para divulgar sua empresa

Com uma audiência bastante envolvida, os influenciadores digitais atraem empresas interessadas em conquistar mais seguidores e clientes. Realizar ações e utilizar a influência destes famosos digitais é uma tendência que remodelou a forma de divulgar produtos e serviços na internet.

E para investir em parcerias com os influenciadores digitais não é preciso desembolsar milhões de reais. Micro e pequenas empresas podem acessar esse ramo ao se conectar com pequenos e micro influenciadores – que apresentam potencial de gerar resultados.

Ter uma estratégia com influenciadores digitais é para a minha empresa?

Contar com influenciadores digitais para parcerias e ações é associar a marca à linguagem de alguém reconhecido e com fãs na internet. Esse tipo de estratégia amplia o poder de contato da empresa com seu cliente e gera mais credibilidade no processo de venda, assim como expandir a percepção de marca.

Segundo pesquisa da RD Station, 45% das pessoas afirmaram já ter comprado algum produto por indicação de suas personalidades favoritas. Outro estudo feito pela Agência Brunch e a YOUPIX revela que 77,5% das marcas acreditam que criadores de conteúdo e influenciadores digitais são grandes aliados durante a pandemia da COVID-19.

Portanto, usar influenciadores digitais para promover seu negócio pode ser uma solução para qualquer tipo de estabelecimento que queira crescer em produção e vendas, bem como construir uma estratégia de marketing digital.

Para isso, alguns passos simples são importantes no desenvolvimento de uma parceria de sucesso, como a escolha do influencer e a análise dos resultados. Além disso, também recomendado oficializar os combinados em contratos para não perder dinheiro nem ter dor de cabeça.

Dicas para fazer parcerias com influenciadores digitais

Defina o seu objetivo e público-alvo

Antes de buscar uma parceria, saiba quem é o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que você gostaria que consumissem o seu produto ou que têm mais chances de se tornarem seus clientes. Fatores como faixa-etária, localização, gênero, ticket médio, são importantes na hora de realizar a análise.

Depois disso, é hora de ter em mente quais são seus objetivos ao contar com um influenciador digital. Alguns exemplos são:

  • Tornar a marca mais conhecida
  • Ampliar a audiência nos canais digitais
  • Converter o conteúdo em vendas

Com isso definido, é mais fácil escolher o mais adequado e a traçar os tipos de conteúdo e da parceria a serem combinados.

Analise a credibilidade do influenciador

Não é preciso ter milhões de seguidores para gerar resultados – assim como esse número não é garantia de sucesso. O segredo está em entender o potencial do influenciador de realmente engajar e influenciar o seu público. Avalie a fidelidade das pessoas aos conteúdos deste comunicador. Assista os stories/vídeos, acompanhe os comentários e veja se tem coerência e engajamento, como comentários e curtidas.

Peça dados de audiência para o influenciador ou sua agência, como o número de visualização de stories e a taxa de abertura de links. Neste caso, a tendência é que os influenciadores menores concentrem taxas maiores, porque os grandes influenciadores trabalham com mais de uma empresa. Já o micro é focado em conversão.

Confira se existe conexão entre a sua marca e o influenciador

Depois de analisar o conteúdo e engajamento do influencer, avalie também se ele é alguém a quem você gostaria de relacionar a sua marca. Faça uma pesquisa para conferir eventuais polêmicas envolvendo o seu nome e os tipos de posicionamentos que ele tem. É preciso se certificar que ele está alinhado aos princípios da sua marca.

Explore parcerias diferentes

Os conhecidos “recebidos” são uma das formas comuns de se relacionar com influenciadores. Nesta versão, as marcas enviam produtos para que a pessoa os utilize em fotos e vídeos. Há duas formas de fazer isso: fazendo uma permuta ou enviando os itens sem compromisso.

Quando é realizada uma permuta, o envio do produto é combinado e pode ou não envolver um pagamento em dinheiro. A empresa e o influenciador combinam o tipo de conteúdo que será gerado. Em alguns casos, também definem sua frequência – como o envio mensal de um número de peças em troca de um número de postagens.

Já o envio dos itens sem compromisso, nenhum acordo é realizado e costuma ser uma aposta: a empresa arca apenas com o custo do produto e do frete em troca da chance de ser divulgada de graça. Este último tem bastante aderência com os pequenos/micro influenciadores.

Lembre-se de alinhar todos os pontos-chave da campanha com o influenciador digital, como: período de veiculação, horários e argumento de venda.

Acompanhe os resultados e mantenha suas redes sociais atualizadas

Com um objetivo definido, será mais fácil analisar os resultados. Acompanhe o número de seguidores da sua marca, os pedidos recebidos e até as mensagens enviadas por consumidores durante a parceria.

No caso das lojas virtuais, uma boa métrica é criar um cupom de desconto especialmente para a ação. Se a campanha não deu resultados, encare como um ensinamento para as próximas tentativas.

Enquanto isso, mantenha suas redes sociais atualizadas. Não adianta chamar a atenção dos internautas para a sua rede, se o perfil da empresa não possui um conteúdo relevante para a audiência.

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