A pandemia da Covid-19 obrigou todos a trabalhar ainda mais sua inteligência emocional, de modo que, empresas e funcionários precisaram ser mais flexíveis e resilientes.
Para as empresas, esse cenário repleto de incertezas, medos e insegurança econômica trouxe à tona a importância da saúde mental do funcionário.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), os transtornos mentais mais comuns no século XXI são ansiedade, depressão, insônia e estresse pós-traumático. E estão associados a sentimentos como angústia, incerteza e impotência.
Por isso, estimular o cuidado com a inteligência emocional dos colaboradores é uma forma eficiente de manter a produtividade dentro da empresa, maior foco no trabalho, maior capacidade de lidar com diferentes situações e ver a empresa como aliada.
Auxilie seu colaborador a manter a inteligência emocional
Dentro de um estabelecimento, notícias boas e ruins chegam a todo momento, sem data e hora marcada. Então, é essencial ter equilíbrio emocional para conseguir alcançar os objetivos e as metas que foram traçadas e, assim, realizar o que foi planejado.
Ao ter uma equipe com funcionários que saibam controlar suas emoções e lidar com situações adversas, seu negócio tem mais possibilidade de realizar mudanças e priorizar a inovação e melhoria contínua. Até porquê, para tomar decisões é preciso bom senso, inteligência, rapidez e tranquilidade.
Enxergue o funcionário de forma coerente
Tente olhar para o funcionário não apenas pelo lado racional, mas também pelo lado emocional. Entenda que os membros da sua equipe, como todo ser humano, terá altos e baixos, dias que estará mais triste, com raiva ou sensível em determinadas situações.
Dessa forma, prepare as lideranças para identificar problemas de comportamento para minimizar os dias ruins do colaborador e para que essas situações não interfiram diretamente na sua produtividade ou no seu relacionamento com os clientes.
Cabe ao gestor saber manter um equilíbrio entre rigidez e flexibilidade para conquistar sua equipe e conseguir cobrar por resultados de forma mais coerente e natural.
Distribua as tarefas
O excesso de tarefas pode deixar um colaborador nervoso e irritado. Quando há muitas demandas para serem feitas ao mesmo tempo, é complicado o profissional exercer suas atividades com calma.
Para evitar esse problema e deixar os funcionários mais tranquilos é preciso dividir adequadamente as atribuições, considerando as características de cada colaborador. Essa medida faz com que cada integrante do time se sinta mais valorizado e motivado.
Além disso, esta estratégia contribui para a estabilidade emocional, pois reforça a autoestima e evita reclamações dos trabalhadores sobre o excesso de serviço.
Invista em treinamentos
Implemente ações e treinamentos para ajudar seus colaboradores a desenvolver a inteligência emocional.
Realize uma reunião (estabeleça a frequência de acordo com a sua necessidade) para tratar desse assunto. Com isso, os funcionários podem se sentir à vontade para expressar o que estão sentindo no momento, dizer o que está bom e o que pode melhorar dentro da empresa para que consigam manter sua saúde emocional.
Ao aprender a lidar com os seus sentimentos, o profissional consegue adotar comportamentos mais adequados, contribuindo positivamente para a empresa.
Saiba administrar conflitos
É comum e natural que aconteçam desentendimentos dentro de um ambiente de trabalho. Um bom gestor deve administrar as situações com inteligência e mostrar para os funcionários a melhor saída para resolver os problemas.
Por exemplo, dois profissionais não chegaram a um consenso sobre repor uma gôndola em determinada seção. Nesse caso, o gestor precisa intervir e convencê-los a adotar um método que vai ser melhor para a organização.
Essa iniciativa precisar ser feita com serenidade e respeito. Assim, o líder ganha a confiança de sua equipe e a mantém calma para executar suas tarefas com eficiência.
Use o Feedback com sabedoria
Para um gestor, não é fácil dar um feedback ao trabalhador sobre o andamento dos serviços. É necessário ter maturidade para indicar a ele quais são suas virtudes e o que pode ser aperfeiçoado.
Da mesma maneira, nem sempre o colaborador está preparado para ouvir críticas. Por isso, o responsável pela avaliação precisa abordar o conteúdo com extremo cuidado, apontando os itens a serem melhorados com bastante profissionalismo.
Ao mostrar segurança e tranquilidade, o gestor contribui para que cada um possa entender melhor a avaliação de ter um maior foco no autodesenvolvimento.
Além destas ações que podem fazer parte do dia a dia da sua empresa, algumas outras medidas simples podem ser incorporadas na rotina para ajudar a manter a inteligência emocional dos colaboradores. Entre elas estão: workshops sobre educação financeira e sessões de yoga e meditação.