Receba informações exclusivas do Bate Forte. Acesse já! Cadastre-se Aqui

Foto de uma prateleira com produtos de diferentes cores_rosa_roxo_azul_branco_para higiene pessoal_com a frase Higiene Pessoal e cosmeticos

A área de produtos para higiene pessoal é uma das queridinhas entre os varejistas, sejam eles um grande mercado, uma mercearia de bairro ou até mesmo uma loja virtual. Isso porque, todas as pessoas, independentemente da idade ou do gênero precisam de, ao menos, um sabonete ou um shampoo.

A higiene pessoal pertence ao setor de cosméticos – que também abrange Perfumaria e

Cosméticos (HPPC) – e é atribuído com a categoria de “consumo não cíclico”, ou seja, o setor não acompanha, nas mesmas proporções, variações no ambiente econômico. O que quer dizer?

Por exemplo, em períodos de crise econômica este setor demonstra certa resiliência quanto aos impactos negativos.

De acordo com a Anvisa, temos os segmentos do setor de HPPC com seus respectivos produtos:

 Higiene Pessoal

  • Absorvente
  • Desodorante
  • Fraldas descartáveis
  • Produtos de higiene oral
  • Produtos para barbear
  • Sabonetes
  • Shampoo e Condicionador
  • Talcos

Cosméticos

  • Cremes
  • Loções para a pele
  • Maquiagens
  • Produtos depilatórios
  • Produtos para o cabelo
  • Protetores solares

Perfumaria

  • Água de cheiro
  • Perfumes
  • Pós-Barba

Em meio a pandemia, um momento em que as pessoas estão mais preocupadas em cuidar de si mesmas e usando mais as ferramentas online, este foi um setor que apresentou crescimento no número de vendas. A Dermatus, por exemplo, divulgou que seu e-commerce registrou um aumento de 842% nas vendas em 2020.

Outro ponto que tem impulsionado a procura por produtos de higiene pessoal e cosméticos é o público masculino. Este nicho de mercado tem demonstrado grande interesse em produtos específicos para suas necessidades, que vão muito além do tradicional desodorante e perfume. Por isso, ao realizar ações de divulgação ou no momento de planejar o seu estoque, lembre-se de também contemplar produtos voltados para os homens.

Cuidados gerais para estruturar a área de higiene pessoal e cosméticos

“Então, se todo mundo precisa, quer dizer que é mais fácil de vencer?” Não exatamente. Seus clientes precisam ver/saber que seu estabelecimento tem o produto, suas variedades e saber que pode confiar que está comprando uma mercadoria em bom estado.

Em uma loja física, prepare uma ou mais gôndolas com artigos de cuidados gerais. Separe-os por categorias, já que cada um possui uma lógica própria e usos diferentes.

Organize suas mercadorias de acordo com o setor, por exemplo, se o cliente está procurando hastes flexíveis, não vai olhar na sessão de saúde bucal, mas sim na área que tem algodão, gaze e esparadrapo.

Caso suas gôndolas não estiverem organizadas, você pode acabar perdendo vendas.

Produtos de Higiene Pessoal

A higiene pessoal é um processo que se faz todos os dias, como o banho, o ato de se barbear, passar cremes na pele e tudo mais. Como cada momento exige um produto específico, as pessoas são condicionadas a fazer a busca por eles também de forma cadenciada.

Ao procurar por um sabonete, o cliente vai passar por outros produtos e durante essa passagem há mais chances de se identificar com eles e compra-los também.

Por isso, como foi dito acima, categorize seus produtos e organize-os em etapas.

Produtos de beleza

Valorize esse setor e reserve uma área exclusiva para eles. Pode notar que se houver uma prateleira de shampoos ao lado de produtos de uso diferentes, que não para cuidados com cabelo, eles não vão vender tão bem.

Além da questão de procurar e localizar o produto, as compras por impulso – aquelas que acontecem quando o consumidor identifica uma oportunidade – têm mais chances de acontecer quando os mesmos tipos de mercadorias estão próximos uns dos outros.

Exemplo prático: uma pessoa está procurando um repelente. É mais provável que ela leve um protetor solar neste momento, do que quando já estiver no setor de carnes.

Organização na loja virtual

Tenha sua seção bem distribuída, com categorias para os produtos e subprodutos. Garanta que todas as mercadorias tenham uma imagem de qualidade, para que o internauta saiba qual produto está comprando, assim como uma descrição sobre suas qualidades e benefícios e as indicações do produto. E lembre-se também de manter o estoque atualizado.

Posts relacionados

Privacy Preferences
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.