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Imagem em vetor de uma moto de entrega com um celular realizando o pedido

Com o surto da Covid-19 no Brasil, o isolamento social e o fechamento de parte do comércio, montar um serviço de delivery tornou-se a principal saída para as empresas atenderem as demandas de seus clientes.

Oferecer a opção de entrega favorece o negócio, pois pode expandir o alcance das vendas, atendendo potenciais clientes que não necessariamente more ou frequente a mesma região em que está localizado. Aliás, este também é um dos benefícios de divulgar sua empresa na internet.

Além disso, com o delivery, é possível atender os consumidores que estão trabalhando diretamente de suas casas – em home office – e podem receber encomendas durante o dia. Outro ponto positivo é poder continuar vendendo mesmo atendendo as medidas do governo que fecham serviços não essenciais.

Contar com o serviço de entrega já apresentava uma crescente no mercado brasileiro. Segundo o Instituto de Foodservice Brasil (IFB), desde 2018 o delivery aumentou 23% no país. Até maio de 2020, em razão da pandemia, o sistema de delivery registrou um crescimento de 59%, de acordo com dados da empresa de pagamentos Rede.

Passo a passo para montar um serviço de delivery

Essa forma de venda pode ser bem desafiadora e diferente de uma operação convencional. No entanto, não é impossível de ser feita. Basta seguir alguns cuidados importantes na hora de estabelecer este processo.

Escolha uma plataforma

Assim como vimos em “Como abrir sua própria loja virtual”, escolha uma plataforma para receber os pedidos, seja um site próprio, por meio das redes sociais ou via telefone. Com uma plataforma fixada para concluir as vendas, será possível filtrar as informações de entrega e até mesmo estabelecer os meios de pagamento.

Defina quais serviços vai utilizar

As formas de entrega podem variar de acordo com os tipos de produtos, o volume de cada mercadoria e a distância das entregas.

 

As transportadoras oferecem maior eficiência e profissionalismo nas operações. Já os Correios são conhecidos pela maioria dos clientes, o que confere maior credibilidade. Além disso, possuem transparência no sistema de entrega, que pode ser rastreada.

Dependendo também do porte ou do tipo da empresa, existem alternativas, como a contratação de serviços de motoboy ou a utilização de transporte próprio da loja. Vale destacar que nestes casos, a empresa tem mais controle sobre o trajeto do produto, porém pode gastar mais e ter mais responsabilidades.

Se optar por estas duas últimas opções, crie parcerias com postos de gasolina e lojas de autopeças para garantir que o serviço de entrega não seja interrompido.

Estabeleça uma taxa de entrega

Para manter o serviço avalie a cobrança da taxa de entrega. Um começo pode ser pela definição de uma região a ser atendida e a cobrança para localidades fora deste perímetro. Inicialmente, o ideal é atender bairros próximos e de fácil acesso.

Não faça promessas que não pode cumprir

Mantenha o cliente informado sobre o status de sua entrega. Caso ocorra algum atraso, avise o comprador, explique o motivo e mostre interesse em ajudá-lo. Não adianta prometer entregas rápidas se a estrutura logística não permitir. Evite a insatisfação do cliente, estabelecendo faixas de datas para que o produto chegue e o consumidor possa acompanhar tudo.

Organize o estoque

Entenda quais são os produtos mais procurados e tenha o estoque abastecido para atender a demanda. Lembre-se de manter o sistema atualizado para evitar compras frustradas aos seus clientes.

Garanta que o produto seja entregue em bom estado

Para ser considerada uma entrega de qualidade, o estado que o produto chega ao seu destino também conta muito. Produtos frágeis precisam de cuidados especiais na embalagem e durante o transporte para minimizar os riscos de danos. Saiba que se o produto chegar com danos ao cliente, provavelmente sua empresa terá mais dor de cabeça ou precisar arcar com os gastos da troca. Por isso, invista na proteção com plástico-bolha ou em qualquer outra embalagem reforçada que proteja o produto ou também em um transporte adequado para o tipo de mercadoria.

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