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Foto de uma mao mexendo no celular_com a frase_responda os clientes nas redes sociais

Responder os clientes nas redes sociais é uma das principais ações para as empresas que estão em busca de estabelecer um bom relacionamento com seu público online e agregar valor à sua marca.

Como o blog de Bate Forte mostrou anteriormente, ao usar as redes sociais para divulgar seu estabelecimento, um dos benefícios é poder ter maior interação com o público.

Ao contar com plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp entre tantas outras redes, a empresa terá mais um canal para manter contato com seu potencial público, conquistar fãs, converter vendas e até fidelizar clientes.

No entanto, para que estes canais funcionem a favor do seu negócio é preciso saber como interagir com os internautas. Assim como uma comunicação eficiente pode melhorar o atendimento e vendas, erros também podem afetar a reputação de uma empresa.

Dicas de como responder clientes nas redes sociais

Além de distribuir curtidas e emojis, a arte de se relacionar de forma virtual exige alguns cuidados e estudos. Confira!

Bom uso do português

Quando um cliente vai até o estabelecimento, a forma como o funcionário o atende representa como a marca quer se comunicar, certo? Nas redes sociais também é assim.

A linguagem utilizada será uma espécie de cartão de visitas para os seguidores. Por isso, cuidado com erros de português ao responder os internautas. Lembre-se que, além do internauta com quem está conversando, toda a audiência visualizará o que está sendo escrito. Evite erros e possíveis constrangimentos online.

Agilidade na resposta

Tudo acontece muito rápido na internet e seu perfil ou página nas redes sociais deve acompanhar este ritmo na hora de responder o cliente.

Ao entrar em contato com uma empresa na internet, o público tem uma tolerância de espera muito pequena. Enquanto ele te aguarda responder, pode entrar em contato com outra marca. Quem responder primeiro larga na frente para conquistar essa venda.

Padrão de educação e simpatia

Ao responder os clientes nas redes sociais incorpore a simpatia e educação à linguagem da sua marca. Isso causará uma boa impressão durante a conversa.

Determine um tom de voz (padrão) e nível de proximidade ideal para conversar com o público, mas algumas saudações são indispensáveis, como “bom dia/ boa tarde/ boa noite”, “por favor” e “obrigado”.

Coerência nas informações

Dependendo do tamanho da empresa, mais de uma pessoa pode ser responsável pelas interações, por isso, vale a pena alinhar as informações que serão passadas ao público para evitar qualquer mal-entendido.

O mesmo vale para o mundo offline. Siga um padrão de comportamento para o que é dito no mundo online e o que é praticado nas lojas. Dessa forma, ao visitar presencialmente o seu estabelecimento, o cliente não terá nenhuma surpresa negativa ao se deparar com uma eventual promoção diferente do que viu nas redes sociais, por exemplo.

Responsável pelas interações

Realizar o atendimento online é uma operação bastante importante na comunicação de uma marca. Por isso, existe a dúvida sobre o que fazer: terceirizar o serviço ou ter um profissional para fazer as interações?

Na primeira situação, garanta que a empresa que ficar responsável por responder os clientes nas redes sociais mantenha a qualidade do atendimento e conheça afundo os valores, o funcionamento e a cultura da marca.

Se a situação possibilitar ter um profissional para realizar a comunicação, ofereça a ele todas as diretrizes para que possa falar em nome da organização e solucionar dúvidas e problemas com agilidade.

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