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Usar as redes sociais para divulgar sua empresa é uma prática que pode trazer muitos frutos para o seu negócio. Maior exemplo disso é que são grandes as chances de você ter chegado neste texto por meio de uma rede social.

Números da pesquisa The Global State of Digital in 2019, elaborado pela Hootsuite e We Are Social, mostram que no Brasil, 140 milhões de pessoas usam ativamente as redes sociais e passam mais de 3 horas por dia conectados a elas.

As plataformas mais utilizadas pelos brasileiros no ano passado foram:

  1. Facebook – 130 milhões de contas ativas
  2. WhatsApp – 120 milhões de contas ativas
  3. YouTube – 105 milhões de brasileiros vendo (e postando) vídeos todos os meses
  4. Instagram – 95 milhões de usuários
  5. LinkedIn – 46 milhões de usuários

Estes verdadeiros canais de comunicação ganharam tanto espaço na sociedade moderna que influenciam não apenas as conexões pessoais e sociais, mas também a forma de angariar novos clientes.  Por isso, se quiser inovar o seu negócio e ampliar as vendas online, use as redes sociais para divulgar sua empresa.

Benefícios das redes sociais na divulgação da sua empresa

Em razão desta grande presença e poder de influência com os consumidores, algumas vantagens são nítidas para as marcas que usam das redes sociais para divulgar o seu negócio. São elas:

Atingir muitas pessoas em pouco tempo

Por conta do volume de usuários ativos nas redes sociais, sua empresa pode atingir um número grande de pessoas com uma única publicação. Por isso, é importante ter um planejamento estratégico definido, para aproveitar de forma assertiva o público que as plataformas oferecerem.

Facilidade para fazer anúncios

Se você já tentou fazer algum anúncio em jornal, revista ou outra mídia sabe dos processos que precisa percorrer para conseguir vincular a sua marca. As redes sociais oferecem opções facilitadas para realizar anúncios, e você mesmo pode personalizar os filtros disponíveis, escolher os valores que quer investir e o tempo que a peça estará disponível.

Maior interação com o público

Como a aproximação dos clientes com o seu negócio será maior, este será um canal para que eles possam deixar comentários, tirar dúvidas, marcar amigos, entre outras interações.

Aproveite com sabedoria, não deixando de responder, resolvendo o que for possível e se mostrando solícito e atento ao que acontece com seus clientes.

Construir a reputação da marca

Ao atrair um público com adesão ao seu negócio, essas pessoas estarão interessadas em conhecer seus produtos e serviços. Ao atingir as expectativas do público, possivelmente, ele retornará em uma próxima interação com a sua empresa.

Ter seguidores e clientes satisfeitos reverbera de forma positiva nas redes sociais, pois eles podem proporcionar comentários positivos sobre sua marca. É o antigo “boca a boca” na versão online. Dessa forma, seu negócio ganha uma reputação positiva e poderá ganhar novos seguidores e manter ativos os clientes que já conquistou.

Por onde começar nas redes sociais para divulgar sua empresa

Ciente dos benefícios que as redes sociais trazem na divulgação da sua empresa, saiba como aproveitá-las de forma que obtenha resultados interessantes e não tenha apenas um perfil que não traga conquistas.

Conheça seu público e a plataforma que escolheu

É fundamental definir a persona que quer atingir para que a comunicação a ser usada seja eficiente. Informações como idade, gênero, localização e renda média ajudam na construção de uma persona.

Público-alvo e a persona possuem uma diferença importante: o primeiro contém características mais abrangentes, enquanto o segundo caracteriza compradores reais, que vão embasar as decisões estratégicas de redes sociais.

Sobre as plataformas, não pense que apenas abrir um perfil no Facebook já resolverá toda a sua estratégia. Cada rede social tem suas peculiaridades e funcionam de formas únicas que podem ser exploradas. Ou seja, por meio delas, muito mais do que likes, sua empresa pode ganhar envolvimento, interação e relacionamento com os seus clientes.

Escolha a que melhor tem aderência com o seu público e negócio!

Faça um planejamento

Defina suas metas nas redes sociais. Busque objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo determinado. Por exemplo, “quero aumentar o número de fãs na página da minha empresa de 500 para 2 mil em três meses”.

Crie um calendário para permear suas publicações, como datas comemorativas, períodos de promoção e outros conteúdos que sejam pertinentes publicar.

Produza conteúdo relevante

Quando for pensar no conteúdo que irá publicar, ponha-se no lugar do cliente. Que tipos de posts gostaria de receber?

Se sua empresa for do ramo de cosméticos, por que não dar dicas de como fazer limpeza de pele? Aqui é uma boa oportunidade de mostrar seus produtos.

Monitore os resultados

Tenha em mente que a estratégia que criou serve de guia, mas não é inalterável. Assim como as redes sociais, o planejamento pode sofrer mudanças conforme o comportamento do público. Por isso, teste e permita-se mudar se for preciso.

E é a análise de dados que dirá qual caminho seguir. Observe atentamente o número de cliques por postagem, alcance de posts, horário de publicação, conteúdo e número de visitas. Depois, faça os ajustes necessários com base nos resultados para melhorar o desempenho cada vez mais.

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