Receba informações exclusivas do Bate Forte. Acesse já! Cadastre-se Aqui

imagem em vetor_ com quatro pessoas_tres usando celular e uma usando o notebook enquanto segura uma caneca com cafe_ ao lado da frase_como lidar com diferentes tipos de cliente

Como cada pessoa tem o seu jeito e características, compreender os diferentes tipos de clientes que podem entrar no seu estabelecimento pode fazer toda a diferença na hora de vender.

Ao montar uma abordagem específica para cada perfil de consumidor, as chances do vendedor ter sucesso no seu contato são maiores.

É possível categorizar alguns perfis em tipos de clientes, com base no estudo de público-alvo que frequente o seu negócio. Dessa forma, são pensadas estratégias de marketing, técnicas de atendimento e também formas de aprimorar a experiência de compra de modo geral.

Segundo uma pesquisa global realizada pela Deloitte, a experiência do cliente (Customer Experience) é uma alta prioridade para 57% das empresas — na prática, 86% dos compradores estão dispostos a pagar mais por uma boa experiência.

Basicamente, a fórmula é a mesma para todos: descobrir suas necessidades e oferecer a solução mais assertiva, que agregue valor e resolva seus problemas.

No entanto, os caminhos para isso são tão diversos quanto as características humanas.

Conheça os diferentes tipos de clientes

Cliente indeciso

É aquele que chega sem saber direito o que precisa ou não consegue escolher entre as opções disponíveis. Ele é quem realmente precisa do vendedor para indicar a melhor opção de compra.

Dica para atendê-lo: Faça perguntas breves para descobrir o que ele está procurando, mostre as opções de forma clara e descubra junto com ele qual a melhor escolha.

Cliente decidido

Sabe o que quer e tem conhecimento do produto/serviço. Já analisou os concorrentes e muitas vezes está pronto para fechar a compra.

Dica para atendê-lo: Ouça atentamente suas necessidades e fale apenas o necessário, reforce os atributos técnicos do produto e realize demonstrações curtas e objetivas.

Cliente confuso

Bem parecido com o cliente indeciso, porém este tipo de cliente não consegue comunicar bem o que realmente precisa.

Dica para atendê-lo: Faça perguntas básicas para descobrir seus desejos e necessidades. Limite o número de opções conforme a disponibilidade da loja. Argumente de forma simples e persuasiva.

Cliente independente

É o cliente que, ao ser abordado, responde “só estou dando uma olhada”. É difícil saber se está realmente interessado em comprar algo ou somente passando o tempo. Sem muita paciência para analisar opções, ele só quer que o processo seja rápido e eficiente.

Dica para atendê-lo: Fique por perto e faça perguntas quando encontrar uma brecha para isso, mas espere que ele tome a atitude de procurá-lo. Deixe claro que está disposto a demonstrar soluções e tirar todas as dúvidas.

Cliente negociador

Precisa sentir que está ganhando alguma vantagem com a compra. É o tipo de cliente que não vai desistir até extrair tudo o que puder de você.

Dica para atendê-lo: Seja prestativo e mostre os benefícios do produto/serviço a ser vendido. Tenha uma boa margem de negociação, mas resista ao máximo antes de ceder, para valorizar cada desconto ou facilidade oferecida.

Posts relacionados

Privacy Preferences
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.