Receba informações exclusivas do Bate Forte. Acesse já! Cadastre-se Aqui

Imagem em vetor com um homem ao lado de caixas e a frase_controle de estoque

Um dos fatores essenciais para construir uma gestão de sucesso é saber como controlar o estoque do supermercado.

Muitos gestores se preocupam em produzir para ter uma reserva de mercadorias, mas não têm o controle adequado do seu inventário.

Ter um esquema de venda organizado, desde o início até o fim do processo, pode ser a diferença entre conquistar um cliente ou deixá-lo extremamente insatisfeito. E a base desse ciclo está em manter o estoque organizado e saber gerenciá-lo.

Controlar o estoque do supermercado online e offline

Em tempos de inovação e tecnologia, controlar o estoque do supermercado é essencial para atender os diferentes canais de venda, seja uma loja física ou uma loja virtual.

Por exemplo, acontece a venda da última unidade de um produto e o funcionário esquece de dar baixa no sistema ou deixa para atualizá-lo depois. Coincidentemente, um cliente compra o mesmo produto – que já não existe mais no seu estoque – no seu e-commerce.

Imagine a reação deste internauta? Ele não ficará muito feliz depois que efetuar o pagamento e saber que o que ele comprou não tem mais. Sem falar na dor de cabeça de conduzir o processo para conseguir um novo produto para ele ou convencê-lo de aceitar outra mercadoria no lugar.

Organização do estoque

Ter o estoque organizado é fundamental na gestão do supermercado, pois mercadoria parada é dinheiro perdido e, em muitos casos, os produtos são perecíveis.

Essa organização deve ser feita com base em informações e planejamento, como a projeção de vendas, a seleção das categorias de produtos mais vendidos, a sazonalidade, etc. e abranger também a forma como as mercadorias serão armazenadas, identificá-las e controlar as entradas e saídas desses produtos.

Supervisão rígida do estoque

Todas as mercadorias que estiverem disponíveis no estoque devem ser registradas, assim como todas as movimentações, como entradas e saídas.

Para isso, existem programas específicos para catalogar e acompanhar os produtos, planilhas de Excel também podem ser usadas, com formatações que calculam automaticamente, mediante atualização. Tudo depende do porte do seu negócio e das suas necessidades.  O importante é não deixar nenhuma ação passar.

Sistema de identificação

Depois de colocar as informações no sistema, crie uma organização lógica do local onde cada produto pode ser encontrado.

Divida as mercadorias por categorias, cores e crie códigos para cada uma delas a fim de facilitar a localização e manter tudo em ordem.

Crie processos

Uma forma de minimizar erros, é estabelecer processos de atualização das ferramentas de controle. Toda vez que um produto for vendido, o sistema/a planilha deve ser atualizado, assim como o estoque disponível na loja virtual (caso a venda tenha sido feita por outro canal).

Mapeie o fluxo

Tenha a visão exata de quais mercadorias têm mais ou menos saída e a frequência que cada item precisa de reposição. Para saber essas informações, analise o histórico de vendas.

Programe as compras

Desenvolva um calendário com as datas de compra para cada item. Alguns programas de controle de estoque possuem ferramentas específicas que enviam alertas quando chega o período de repor o produto.

Esse controle precisa levar em conta a previsão de crescimento do seu supermercado e os aumentos e as quedas de vendas sazonais.

Controlar o estoque do supermercado não é algo impossível, porém exige atenção e dedicação. De olho nas dicas acima é viável manter o estoque em dia e evitar jornadas negativas junto com os clientes.

Posts relacionados

Privacy Preferences
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.