Antes de preparar as promoções e ajustar os estoques, analise bem o calendário, suas datas comemorativas, feriados nacionais e estaduais e pontos facultativos. Isso ajudará a traçar suas estratégias de vendas e planejar suas ações da melhor forma em cada ocasião.
Algumas datas são mais voltadas para celebrações, para descanso e até turismo, enquanto outras são importantes para impulsionar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar os antigos.
Como organizar as promoções de acordo com o calendário
Ao ter essa visão macro de quando serão as datas a serem aproveitadas, planeje suas ações mês a mês. Organize-se de acordo com a sazonalidade e programe-se com certa antecedência, para não deixar tudo para última hora.
Dessa forma, é possível negociar melhor com os fornecedores, propor uma estratégia de precificação mais assertiva, impulsionar ofertas mais precisas, campanhas segmentadas e manter os estoques adequados a cada situação.
Datas especiais para o varejo em 2021
A pandemia acabou conturbando alguns dos principais eventos nacionais: o Carnaval. A data foi mantida no calendário, mesmo sendo ponto facultativo, na maioria das cidades. O segundo ponto facultativo com possibilidades de ter emenda de alguns dias é Paixão de Cristo.
Confira alguns temas que não podem faltar no seu calendário e que devem ser aproveitados no seu negócio:
Março
Dia da Mulher! Seu negócio pode fazer campanha o mês inteiro e promover descontos em produtos selecionados. Entenda como seu público feminino consome e faça promoções nesses produtos, que podem ir desde produtos de beleza até eletrodomésticos.
Além disso, este é um momento de já começar a pensar na Páscoa.
Abril
A Páscoa acontece no início do mês, por isso o ideal é estar com tudo organizado para aproveitar ao máximo este período. Se tiver dúvidas de quando iniciar suas vendas nesta data, observe o movimento de grandes varejistas.
Maio
O Dia das Mães é a data mais lucrativa do primeiro semestre para o grande varejo. As promoções são bastante abrangentes, assim como os canais de vendas.
Elabore promoções atrativas para não ficar atrás dos concorrentes e também dos canais digitais (e-commerce e marketplace), que ganharam bastante espaço durante a pandemia.
Junho
Dia dos Namorados e São João agitam o mês. O segmento alimentar fica em evidência com as festas juninas, enquanto o grande varejo lucra em vários departamentos com o Dia dos Namorados.
Ramo alimentício: mantenha o seu estoque abastecido, pois diferentemente da data romântica, as festas juninas ocorrem ao longo de diferentes dias.
Julho
A princípio o Carnaval foi alocado para este mês. Caso tenhamos vacinado grande parte da população, os foliões aproveitarão o período para festejar. Por isso, seu estoque deve estar abastecido para atender os clientes.
Agosto
Em razão do Dia dos Pais no início do mês, lembre-se de não demorar para começar as promoções e ter o estoque abastecido. Roupas, calçados, bebidas e eletrônicos são os produtos mais vendidos no mês.
Setembro
Este período é um dos menos quentes para o varejo. O Dia do Cliente (15/9) pode ser usado para eventuais promoções. Aproveite para planejar as estratégias para o restante do ano.
Outubro
Dia das Crianças movimenta o ramo de brinquedos e eletrônicos. O Halloween, em alguns lugares, também tem destaque e aquece o mercado alimentício.
Novembro
Mês de novembro é sinônimo de Black Friday. Seja ela com promoções e descontos durante todo o mês, apenas na sexta-feira (26/11) ou durante a semana, a conhecida Black Week. Dedique suas atenções a este momento para alavancar sua campanha e vender muito!
Dezembro
O Natal abrange diferentes segmentos do varejo. Tenha o estoque completo e condições especiais para a ocasião que encerra as datas e feriados especiais para o varejo.