Receba informações exclusivas do Bate Forte. Acesse já! Cadastre-se Aqui

Um calendário mostra as datas comemorativas e ao lado está uma mulher, de avental, atenta as oportunidades de negócio

Antes de preparar as promoções e ajustar os estoques, analise bem o calendário, suas datas comemorativas, feriados nacionais e estaduais e pontos facultativos. Isso ajudará a traçar suas estratégias de vendas e planejar suas ações da melhor forma em cada ocasião.

Algumas datas são mais voltadas para celebrações, para descanso e até turismo, enquanto outras são importantes para impulsionar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Como organizar as promoções de acordo com o calendário

Ao ter essa visão macro de quando serão as datas a serem aproveitadas, planeje suas ações mês a mês. Organize-se de acordo com a sazonalidade e programe-se com certa antecedência, para não deixar tudo para última hora.

Dessa forma, é possível negociar melhor com os fornecedores, propor uma estratégia de precificação mais assertiva, impulsionar ofertas mais precisas, campanhas segmentadas e manter os estoques adequados a cada situação.

Datas especiais para o varejo em 2021

A pandemia acabou conturbando alguns dos principais eventos nacionais: o Carnaval. A data foi mantida no calendário, mesmo sendo ponto facultativo, na maioria das cidades. O segundo ponto facultativo com possibilidades de ter emenda de alguns dias é Paixão de Cristo.

Confira alguns temas que não podem faltar no seu calendário e que devem ser aproveitados no seu negócio:

Março

Dia da Mulher! Seu negócio pode fazer campanha o mês inteiro e promover descontos em produtos selecionados. Entenda como seu público feminino consome e faça promoções nesses produtos, que podem ir desde produtos de beleza até eletrodomésticos.

Além disso, este é um momento de já começar a pensar na Páscoa.

Abril

A Páscoa acontece no início do mês, por isso o ideal é estar com tudo organizado para aproveitar ao máximo este período. Se tiver dúvidas de quando iniciar suas vendas nesta data, observe o movimento de grandes varejistas.

Maio

O Dia das Mães é a data mais lucrativa do primeiro semestre para o grande varejo. As promoções são bastante abrangentes, assim como os canais de vendas.

Elabore promoções atrativas para não ficar atrás dos concorrentes e também dos canais digitais (e-commerce e marketplace), que ganharam bastante espaço durante a pandemia.

Junho

Dia dos Namorados e São João agitam o mês. O segmento alimentar fica em evidência com as festas juninas, enquanto o grande varejo lucra em vários departamentos com o Dia dos Namorados.

Ramo alimentício: mantenha o seu estoque abastecido, pois diferentemente da data romântica, as festas juninas ocorrem ao longo de diferentes dias.

Julho

A princípio o Carnaval foi alocado para este mês. Caso tenhamos vacinado grande parte da população, os foliões aproveitarão o período para festejar. Por isso, seu estoque deve estar abastecido para atender os clientes.

Agosto

Em razão do Dia dos Pais no início do mês, lembre-se de não demorar para começar as promoções e ter o estoque abastecido. Roupas, calçados, bebidas e eletrônicos são os produtos mais vendidos no mês.

Setembro

Este período é um dos menos quentes para o varejo. O Dia do Cliente (15/9) pode ser usado para eventuais promoções. Aproveite para planejar as estratégias para o restante do ano.

Outubro

Dia das Crianças movimenta o ramo de brinquedos e eletrônicos. O Halloween, em alguns lugares, também tem destaque e aquece o mercado alimentício.

Novembro

Mês de novembro é sinônimo de Black Friday. Seja ela com promoções e descontos durante todo o mês, apenas na sexta-feira (26/11) ou durante a semana, a conhecida Black Week. Dedique suas atenções a este momento para alavancar sua campanha e vender muito!

Dezembro

O Natal abrange diferentes segmentos do varejo. Tenha o estoque completo e condições especiais para a ocasião que encerra as datas e feriados especiais para o varejo.

Posts relacionados

Privacy Preferences
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.