Em tempos de pandemia, as lojas precisaram adaptar suas estruturas para encarar a nova forma de compra (link para o texto sobre o assunto), inclusive promovendo medidas de higiene para proteger a saúde de seus colaboradores e clientes.
Com algumas implementações e ajustes, as lojas físicas puderam seguir recebendo seus clientes com tranquilidade e oferecer um atendimento seguro. Cada uma seguindo suas próprias necessidades e a de seus clientes, pôde manter seu funcionamento.
O uso de máscara, obrigatório na maioria das regiões do Brasil, é o primeiro item das medidas protetivas. Segundo um estudo publicado pela revista científica Royal Society Open Science, produzido por cientistas do Reino Unido, usar uma máscara cirúrgica ou feita à mão bloqueia 99,9% das gotículas grandes que transmitem a Covid-19.
Além da máscara, você sabe quais medidas de higiene são necessárias para garantir a proteção de seus consumidores e equipe?
#DicasBateForte para medidas de higiene
Com base nas informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, em seu site específico sobre o Coronavírus, listamos algumas situações que podem ser praticadas em seu estabelecimento para auxiliar na prevenção tanto para seus empregados quanto para seus clientes.
-
Equipamentos de segurança
Garanta que sua equipe use corretamente a máscara, que cubra nariz e boca, e luvas.
-
Álcool em gel
Disponibilize álcool em gel, em um local visível e de fácil acesso, para que clientes e também colaboradores possam higienizar as mãos durante o período que estejam no seu estabelecimento.
-
Limpeza do local
Limpe constantemente o local de funcionamento do seu negócio, principalmente em superfícies de alto contato como balcões, carrinhos, cestas, etc.
-
Sinalização para clientes
Reveja as sinalizações do seu negócio, como espaçadores nas filas e cartazes com informações ajudam a promover a conscientização e organização no local.
-
Horários especiais
Em situações que há uma grande demanda por parte de pessoas do grupo de risco, reserve horários específicos para um atendimento preferencial.
-
Serviço de entrega
Uma alternativa que cresceu durante a pandemia e também é uma medida de higiene para consumidores e lojistas é o sistema de entrega. Use aplicativos de delivery para que seus clientes façam compras sem sair de casa.
-
Treinamento
Oriente seus funcionários para que cumpram todos os protocolos de higienização, proteção e segurança recomendados, a fim de reduzir as chances de contágio.