Receba informações exclusivas do Bate Forte. Acesse já! Cadastre-se Aqui

Ilustração mulher apontando para um documento, paleta de cores e um tablet. Texto na arte: Identidade visual. Bate Forte

Você sabe o que é ou para que serve a identidade visual no varejo?

A identidade visual é o que caracteriza o estilo e a personalidade de uma marca ou estabelecimento, seja pela escolha de cores, texto ou símbolos.

Ter uma identidade visual para a sua empresa traz benefícios e ajuda na divulgação e memorização do seu estabelecimento.

O que é identidade visual?

A identidade visual de uma marca é a forma visual que a marca se apresenta. Ela pode ser encontrada de várias formas:

  • Embalagem de um produto
  • Uniforme dos colaboradores
  • Fachada da loja
  • Materiais de merchandising
  • Gôndolas
  • Cartão de visitas
  • Panfletos
  • Coolers
  • Cartazes
  • Sacolas
  • Placas e painéis
  • Site
  • Redes sociais

O objetivo é unificar toda a linguagem artística e fazer com que determinada marca seja reconhecida e passe uma mensagem logo de cara. Dessa forma, o público, ao olhá-la, já associa aquela imagem a um produto ou serviço.

Benefícios da identidade visual para o negócio

Ao ter uma identidade visual própria, a marca será mais facilmente memorizada pelo público, ficando assim, mais próxima de seus consumidores – já que eles conseguem identificar o produto/marca ao reconhecer a imagem.

Conheça algumas vantagens de ter uma identidade visual definida:

Diferencial competitivo

Se no seu ramo existe muita concorrência, uma das maneiras de se destacar é ter um visual próprio. Cuidar da apresentação do seu negócio pode chamar a atenção dos clientes e passar uma imagem de empresa organizada, amigável, confiável, entre outros sentimentos que façam com que os consumidores se sintam confortáveis em comprar por lá.

Profissionalização da empresa

Ao ter uma imagem própria, sua empresa ganha um ar mais profissional perante ao público. Por exemplo, entre uma pizzaria que tenha uma embalagem toda em branco e outra que tenha uma com o nome do estabelecimento estampado, qual você acredita que tem mais chances de ser lembrada pelo cliente posteriormente?

A falta de uma imagem, além de não gerar um diálogo, pode fazer com que o consumidor confunda o seu produto/serviço com o do concorrente. Isso também envolve fidelização (quando o cliente cria um vínculo com a marca) e coloca o seu negócio no primeiro lugar da lista dele.

Por onde começar

Caso sua empresa ainda não tenha uma identidade visual, um bom início é contar com uma agência e profissionais que trabalhem com o desenvolvimento de layouts de marca, logotipos e que criem peças para as redes sociais. Depois de criada a identidade, faça orçamentos com gráficas e fornecedores para levantar os custos dos materiais de divulgação.

Posts relacionados

Privacy Preferences
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.