Uma das formas mais eficientes de manter contato com o seu cliente é o e-mail marketing. Segundo pesquisa da MediaPost existem cerca de 4,3 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo. Sendo que 92% das pessoas usam esse recurso e 61% delas faz isso diariamente. Além disso, 72% dos consumidores preferem o e-mail como canal de comunicação com as empresas.
Dessa forma, o e-mail marketing torna-se uma ferramenta de baixo custo e grande alcance, que permite uma comunicação personalizada e pode ser usada para diferentes finalidades como:
- Promoções
- Pesquisa de satisfação
- Conquista de novos clientes
O blog Bate Forte traz algumas dicas de como usar o e-mail marketing a favor da sua empresa.
Defina o que sua empresa vai comunicar
O primeiro passo é definir o que a sua empresa irá comunicar pelo e-mail marketing. O seu negócio pode enviar e-mail de boas-vindas para novos clientes, distribuir brindes, cupons ou conteúdos gratuitos, ou ainda anunciar novos produtos e ações.
Frequência de envio
No entanto, tenha atenção em relação à frequência de envio dos e-mails. Encher a caixa de entrada dos seus clientes aleatoriamente pode trazer uma imagem negativa para a sua empresa. Por isso, defina com cuidado os tipos de e-mail que serão enviados e quando serão disparados.
Saiba quem é o público que irá receber seu e-mail marketing
É fundamental ter uma lista de e-mails de qualidade. Ou seja, ter e-mails de pessoas que querem receber conteúdo (e-mails) da sua empresa. E para isso, é preciso que os próprios clientes se cadastrem. Quanto mais simples for esse processo, mais e-mails sua lista terá.
Se você pensa em criar um grande mailing (lista de e-mails) para disparar seus e-mails, não compre lista de contatos. Mandar mensagens para pessoas que não escolheram recebê-las também pode prejudicar a imagem do seu negócio, além de não atingir o seu objetivo.
Como elaborar seu e-mail marketing
Ao elaborar seu e-mail marketing tenha alguns cuidados especiais para que ele não seja ignorado ao chegar na caixa de entrada do destinatário.
Títulos curtos
Use títulos curtos, com palavras-chave que remetam à finalidade do e-mail.
Corpo do e-mail
Seja simples e direto. Use o layout habitual da sua empresa, para mostrar que a comunicação visual é a mesma, assim como a linguagem já utilizada em outras comunicações (por exemplo: site, redes sociais, panfletos, etc.). Tenha cuidado para não ser formal ou informal demais. E o mais importante, revise os textos, para evitar erros ortográficos ou gramaticais.