Receba informações exclusivas do Bate Forte. Acesse já! Cadastre-se Aqui

Homem enviando áudio no whatsapp. texto: Cuidados para utilizar áudio no atendimento via whatsapp. Bate Forte

Áudios no WhatsApp são uma relação de amor e ódio: há quem ache que o recurso agiliza e muito o contato entre as pessoas e há quem acredite que é uma inconveniência sem tamanho.

Independentemente de opiniões pessoais, a ferramenta de mensagem de voz é muito utilizada para vendas e como canal de comunicação entre marca e consumidores. Assim como qualquer meio de contato, alguns cuidados precisam ser tomados na hora de falar com o cliente através dessas mensagens. Existe, realmente, uma linha muito tênue entre o prático e o desconfortável.

Para que a sua empresa não perca a mão na hora de enviar áudios por WhatsApp aos clientes, confira as dicas que o Blog Bate Forte separou.

O que levar em consideração no momento do contato

É preciso saber que os áudios enviados por aplicativos de mensagens têm suas vantagens e desvantagens. O lado bom é a agilidade que o recurso proporciona, caso o cliente esteja com um pouco de pressa para resolver o que está sendo conversado. O áudio também aparece como um recurso mais acessível para deficientes visuais ou com dificuldade para leitura.

Já as desvantagens aparecem caso o cliente não possa parar a ação dele para ouvir o áudio, sendo a mensagem de texto o melhor recurso para que o cliente se comunique com calma e leia quando tiver a possibilidade.

Na dúvida, recomendamos sempre que opte por mensagens de textos. Porém, se o motivo da conversa for alguma reclamação ou questionamento, opte por uma ligação para que o atendimento seja um pouco mais humanizado.

Por que vender pelo WhatsApp?

Uma pesquisa realizada pela Accenture revelou que 83% dos consumidores brasileiros compram pelo WhatsApp. O dado, por si só, já fala o porquê a sua empresa precisa investir em um canal de atendimento e vendas pelo aplicativo de troca de mensagens.

Outro estudo feito pela Mobile Time em conjunto com Opinion Box revelou que nos últimos 12 meses, 55% dos entrevistados usaram o WhatsApp pela primeira vez para fins comerciais. A pesquisa também indicou que o aplicativo está instalado em 98% dos celulares no país.

Dicas para se comunicar com o cliente pelo aplicativo

  • Não envie mensagens muito longas. Se a informação que você quer passar é complexa, opte por uma ligação.
  • Atendimento humanizado não é permissão para o uso de gírias e tratar o cliente com uma intimidade que não existe.
  • Antes de iniciar a conversa, se identifique. É preciso que o cliente saiba com quem está falando e como sua empresa possui o contato dele.
  • Tenha o link do e-commerce ou portfólio de fácil acesso caso o cliente se interesse em conhecer mais sobre os produtos.
  • Personalize as mensagens e fuja de mensagens automáticas. O cliente precisa sentir que o atendimento naquele momento está sendo feito com toda a atenção que ele requer.

Posts relacionados

Privacy Preferences
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.