Receba informações exclusivas do Bate Forte. Acesse já! Cadastre-se Aqui

Mãos utilizando o aplicativo WhatsApp Business. Texto na arte: Supermercados no WhatsApp Busines

O WhatsApp Business é uma grande ferramenta de comunicação que pode ser utilizada por supermercados. Isso porque o “irmão” do famoso aplicativo de mensagens oferece funções que possibilitam às empresas criarem uma relação mais próxima com seus clientes.

O aplicativo, gratuito, é fácil de usar. Basta ter um número de celular e todos, pessoas físicas e empresas, podem criar um perfil. Por meio dele, é possível compartilhar mensagens de texto, de voz e de vídeo, além de enviar fotos e arquivos, e por isso é uma ferramenta tão necessária.

WhatsApp Business é uma necessidade dos supermercados

Como já vimos no blog de Bate Forte, a inovação é uma necessidade para todos os setores do mercado, segmentos da indústria e camadas do comércio. Para os varejistas, em especial os supermercados, é uma demanda tanto interna quanto externa.

Com a pandemia de Covid-19, os consumidores mudaram sua forma de comprar, já que se viram obrigados a ficar de fora dos pontos de vendas. Para os mercados, surgiu a necessidade de aderir às vendas online, aos aplicativos e também às entregas.

E como ponto de contato para suprir necessidades de vários setores, o WhatsApp Business prova ser a solução perfeita.

Para conhecer as principais funções do aplicativo, clique aqui

Como os supermercados podem alavancar as vendas pelo WhatsApp Business

Existem estratégias bem-sucedidas e outras mais tradicionais que os supermercados podem utilizar junto aos seus clientes. O que se destaca é a eficiência dessas ações, que contam com a mobilidade e flexibilidade da ferramenta. Conheça algumas:

Envio de ofertas

Envie ofertas diretamente aos seus clientes via mensagens. Além de economizar com a impressão de panfletos em mídia física, as chances de suas ofertas serem entregues e até lidas pelos consumidores são maiores. Dessa forma, o potencial de retenção e sucesso é muito maior.

Tenha diferentes planejamentos de disparo, como definição de mensagens automáticas para dias de promoções — ou antecipando-se a datas comemorativas e feriados.

Tenha feedback rápido do cliente

Ilustração pessoa com a perna apoiada mexendo no celular. Texto na arte: Feedback rápido do cliente. Bate Forte

 

Em função da facilidade de respostas, os clientes podem enviar respostas diretas para o supermercado. Feedbacks autênticos e aprofundados sobre sua experiência com cada um dos serviços utilizados da loja.

Essas impressões são valiosas, pois além de possibilitarem uma resposta rápida (no aplicativo), também servem para uma análise e até ponto de melhora para o supermercado.

Com um canal direto, os consumidores podem escrever para o supermercado suas opiniões e considerações sobre o serviço e os preços. Essas informações entregues de bandeja para um supermercado com estratégia de marketing e pricing podem ser determinantes no sucesso a curto e médio prazo.

Da mesma forma que pode ser extremamente valioso para o lado bom, pode ser para o lado ruim também. Essa agilidade que a ferramenta proporciona pode fazer com que os atendentes ajam rapidamente no gerenciamento de reclamações e demais insatisfações, podendo amenizar quaisquer impactos negativos.

Agendar compras e realizar pré-vendas

O supermercado pode disponibilizar ao cliente um meio de agendamento de compras. Assim, o cliente pode agendar as compras, que serão separadas internamente, e ir ao local apenas para buscá-las e pagar.

Este método, além de evitar aglomerações, facilita o dia a dia de quem tem o horário comprometido e precisa de agilidade, até mesmo na hora de fazer compras.

Oferecer a solução certa

Desenvolvendo uma comunicação correta via WhatsApp Business, o supermercado pode crescer em três quesitos: na confiança do cliente, no seu relacionamento com cada um deles e na possibilidade de oferecer um contato personalizado.

Esse caminho permite que o supermercado seja visto como um negócio parceiro e presente na vida da pessoa e não apenas um local impessoal, que depende da reposição das prateleiras e da disponibilidade de produtos. Com uma conversa mais próxima, o supermercado pode entender e atender às necessidades de seu cliente e oferecer o produto desejado e também outras alternativas. Com isso, o consumidor entende que o estabelecimento se importa com suas compras e o enxerga como um ser único e não como apenas “mais um cliente”.

Posts relacionados

Privacy Preferences
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.