O WhatsApp Business é uma grande ferramenta de comunicação que pode ser utilizada por supermercados. Isso porque o “irmão” do famoso aplicativo de mensagens oferece funções que possibilitam às empresas criarem uma relação mais próxima com seus clientes.
O aplicativo, gratuito, é fácil de usar. Basta ter um número de celular e todos, pessoas físicas e empresas, podem criar um perfil. Por meio dele, é possível compartilhar mensagens de texto, de voz e de vídeo, além de enviar fotos e arquivos, e por isso é uma ferramenta tão necessária.
WhatsApp Business é uma necessidade dos supermercados
Como já vimos no blog de Bate Forte, a inovação é uma necessidade para todos os setores do mercado, segmentos da indústria e camadas do comércio. Para os varejistas, em especial os supermercados, é uma demanda tanto interna quanto externa.
Com a pandemia de Covid-19, os consumidores mudaram sua forma de comprar, já que se viram obrigados a ficar de fora dos pontos de vendas. Para os mercados, surgiu a necessidade de aderir às vendas online, aos aplicativos e também às entregas.
E como ponto de contato para suprir necessidades de vários setores, o WhatsApp Business prova ser a solução perfeita.
Para conhecer as principais funções do aplicativo, clique aqui
Como os supermercados podem alavancar as vendas pelo WhatsApp Business
Existem estratégias bem-sucedidas e outras mais tradicionais que os supermercados podem utilizar junto aos seus clientes. O que se destaca é a eficiência dessas ações, que contam com a mobilidade e flexibilidade da ferramenta. Conheça algumas:
Envio de ofertas
Envie ofertas diretamente aos seus clientes via mensagens. Além de economizar com a impressão de panfletos em mídia física, as chances de suas ofertas serem entregues e até lidas pelos consumidores são maiores. Dessa forma, o potencial de retenção e sucesso é muito maior.
Tenha diferentes planejamentos de disparo, como definição de mensagens automáticas para dias de promoções — ou antecipando-se a datas comemorativas e feriados.
Tenha feedback rápido do cliente
Em função da facilidade de respostas, os clientes podem enviar respostas diretas para o supermercado. Feedbacks autênticos e aprofundados sobre sua experiência com cada um dos serviços utilizados da loja.
Essas impressões são valiosas, pois além de possibilitarem uma resposta rápida (no aplicativo), também servem para uma análise e até ponto de melhora para o supermercado.
Com um canal direto, os consumidores podem escrever para o supermercado suas opiniões e considerações sobre o serviço e os preços. Essas informações entregues de bandeja para um supermercado com estratégia de marketing e pricing podem ser determinantes no sucesso a curto e médio prazo.
Da mesma forma que pode ser extremamente valioso para o lado bom, pode ser para o lado ruim também. Essa agilidade que a ferramenta proporciona pode fazer com que os atendentes ajam rapidamente no gerenciamento de reclamações e demais insatisfações, podendo amenizar quaisquer impactos negativos.
Agendar compras e realizar pré-vendas
O supermercado pode disponibilizar ao cliente um meio de agendamento de compras. Assim, o cliente pode agendar as compras, que serão separadas internamente, e ir ao local apenas para buscá-las e pagar.
Este método, além de evitar aglomerações, facilita o dia a dia de quem tem o horário comprometido e precisa de agilidade, até mesmo na hora de fazer compras.
Oferecer a solução certa
Desenvolvendo uma comunicação correta via WhatsApp Business, o supermercado pode crescer em três quesitos: na confiança do cliente, no seu relacionamento com cada um deles e na possibilidade de oferecer um contato personalizado.
Esse caminho permite que o supermercado seja visto como um negócio parceiro e presente na vida da pessoa e não apenas um local impessoal, que depende da reposição das prateleiras e da disponibilidade de produtos. Com uma conversa mais próxima, o supermercado pode entender e atender às necessidades de seu cliente e oferecer o produto desejado e também outras alternativas. Com isso, o consumidor entende que o estabelecimento se importa com suas compras e o enxerga como um ser único e não como apenas “mais um cliente”.