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Ilustração de três pessoas construindo um quebra cabeça. Texto na arte: Ações de Marketing para impulsionar seu negócio. Bate Forte

Quem pensa que apenas grandes empresas, com departamentos exclusivos, podem desenvolver ações de marketing, engana-se.

Micro e pequenas empresas também podem e devem colocar em prática estratégias para fortalecer a marca da sua empresa. Afinal, mesmo com um orçamento restrito, é possível criar meios para atrair e conquistar mais clientes e melhorar os resultados de vendas.

Uma pesquisa realizada pela SPC Brasil e a CNDL mostra que 51,5% dos consumidores admitem ter comprado produtos em sites ou marcas desconhecidas apenas para aproveitar uma oportunidade. Logo, o cenário atual se mostra disponível para as empresas que estão dispostas a realizar ações e atingir seus objetivos.

Ações de marketing

Boca a boca

Uma das maneiras mais efetivas e tradicionais para divulgar seu negócio sem ter que investir em anúncios é incentivando o seu próprio cliente a fazer isso, é o famoso marketing “boca a boca”. Esta estratégia se mostra muito efetiva, afinal, as pessoas estão mais abertas a confiar nas recomendações de conhecidos ou de outros consumidores.

Para incentivar o marketing boca a boca entre os seus clientes, você pode:

Oferecer um atendimento diferenciado – Somente clientes bem atendidos estarão dispostos a recomendar o seu negócio.

Recompensar os clientes que divulgarem e/ou recomendarem seu negócio – Essa recompensa deve ser em forma de incentivo de compra, por exemplo um desconto na próxima compra para quem publicar uma foto do seu produto nas redes sociais.

Pedir um depoimento sobre o seu negócio – Sabe aqueles clientes constantes que sempre compram no seu estabelecimento? Peça se ele poderia avaliar sua loja ou serviço em suas redes sociais ou em algum outro site de avaliação.

Presença online

Ter uma presença online pode ser decisivo para que os consumidores possam recomendar seus produtos e serviços, e também para que outras pessoas encontrem seu negócio por meio dessas indicações.

Um estudo da Abranet (Associação Brasileira de Internet) realizado com 350 empresas de todo o Brasil, realizado em janeiro e fevereiro de 2020, mostra que 39% das empresas utilizam a internet para negócios e apenas 38% possuem site próprio.

O blog de Bate Forte já deu algumas dicas de como colocar sua empresa na internet. Confira aqui.

Crie um programa de fidelidade

Essa ação pode ser utilizada para recompensar a lealdade dos clientes e também para incentivar as pessoas a serem fiéis ao seu negócio. Dê descontos ou brindes para consumidores frequentes. Crie um esquema em que os clientes recebem um prêmio pela fidelidade. Por exemplo:

– “A cada compra você recebe 10 pontos. Ao completar 100 pontos, ganha um brinde”;

– “Depois de cinco compras, você recebe um cupom de desconto para usar na próxima”.

Utilize o WhatsApp Business

O WhatsApp é usado por 99% dos brasileiros, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Dentro deste número, 95% dos entrevistados afirmam usar o aplicativo todos os dias.

Diante desta relevância, é importante aproveitar o app para divulgar sua empresa e se comunicar com seus clientes.

Confira aqui 4 estratégias para os supermercados usarem o WhatsApp Business, que o blog trouxe anteriormente.

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