Receba informações exclusivas do Bate Forte. Acesse já! Cadastre-se Aqui

Garrafas de Vinho, uvas e uma taça. Texto na arte: Vinho para aumentar as vendas. Bate Forte

Com o inverno chegando, o mercado se movimenta para oferecer os produtos que mais vendem nesse período. E uma das categorias beneficiadas com a estação mais fria do ano é a de vinhos. Afinal, quem recusa uma tacinha de vinho para aliviar as tensões do dia a dia?

Os brasileiros nunca tomaram tanto vinho como em 2020. Entre janeiro e setembro do ano passado, o consumo por pessoa teve um aumento de quase uma garrafa! Foram em média 2,68 litros consumidos por pessoa, um crescimento de 26% diante do mesmo período de 2019. Os números pertencem ao estudo desenvolvido pela Ideal Consulting.

Por ser considerada uma bebida mais sofisticada, pode parecer inusitado oferecer vinhos no varejo da vizinhança. No entanto, é justamente a conveniência do mercado de bairro que favorece as vendas.  Pense se o seu cliente iria até o centro da cidade para comprar uma garrafa ou se ele compraria na sua empresa se ela oferecesse?

O estabelecimento que explorar a categoria, investindo em um mix, em exposição, comunicação no PDV e com preço atraente pode conquistar uma maior rentabilidade no seu negócio.

Qual vinho escolher

Quando for procurar por vinhos, o varejista vai se deparar com garrafas de muitos tipos e origens variadas. Ao montar uma carta diferenciada em estabelecimento, as chances de agradar um público maior são grandes. No entanto, é preciso seguir alguns critérios na hora de fazer as compras.

O vinho suave ou de mesa agradam com mais facilidade e são ideais tanto para atender um consumidor mais jovem, quanto para clientes que buscam por uma bebida para o jantar sem investir muito.

Escolha algumas opções e teste a resposta do público, acompanhe as vendas de cada rótulo todos os meses para entender quais são os vinhos mais procurados e quais têm mais saída. Dessa forma, seu estabelecimento terá um mix mais harmonioso com o gosto dos seus clientes.

Como vender vinho

Para expor seus produtos, separe um espaço exclusivo para os vinhos no setor de bebidas. Deixe-os em um local em que o cliente possa pegá-los e ler os seus rótulos – apreciadores de vinho costumam ler as informações que costumam influenciar na escolha.

Por vezes, alguns consumidores deixam de levar suas garrafas por não saber exatamente qual vinho combina mais com a ocasião. Esta pode ser uma oportunidade do seu negócio oferecer um colaborador que entenda do assunto para auxiliá-lo adequadamente.

Posts relacionados

Privacy Preferences
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.