Existem outros fatores, além do cenário atípico que estamos vivendo, que podem trazer dificuldades às empresas.
De acordo com o IBGE, seis em cada dez empresas fecham em cinco anos de atividade e, infelizmente, a tendência é que fique mais difícil manter um negócio próprio com o passar dos anos.
Se o problema for financeiro, trouxemos 5 dicas que vão te ajudar a tirar o seu negócio do vermelho antes que a única saída seja fechar.
Sempre analise o caixa
Conhecer toda a anatomia do seu fluxo de caixa é imprescindível para saber se todo o seu planejamento anda nos conformes. Ter uma visão constante e saber detalhadamente desse fluxo te dá o poder de analisar os processos e detectar se existe alguma falha ou erro acontecendo que esteja prejudicando o financeiro, como por exemplo: se você gastou mais do que previa/podia, quais gastos supérfluos podem ser cortados, se o número de clientes é o suficiente para manter o negócio funcionando do jeito que você previu. Manter-se atento também ajuda na hora de traçar objetivos ou saber se é o momento de mudar a rota.
Defina prioridades
Agora que você já sabe de todos os processos e detalhes do seu fluxo de caixa, é hora de definir quais são as prioridades do seu negócio. É claro que pagar dívidas deve ser a maior delas para impedir situações trágicas, para isso, é interessante descrevê-las com o maior número de detalhes possível, fazer uma comparação para entender quais você consegue pagar nesse momento e quais você precisa de uma organização melhor para conseguir quitar. A sugestão após isso é pagar primeiro as que são impossíveis de serem renegociadas ou com juros e multas mais altas.
Renegocie dívidas
Esse é o momento de renegociar dívidas para tentar encontrar o melhor cenário possível para a sua empresa. Atente-se aos juros oferecidos em empréstimos e pense sempre a longo prazo. Ter responsabilidade e organização é indispensável nesse momento para assumir um compromisso com o banco ou entidade financeira sem deixar de pagar os salários dos funcionários, impostos e recursos essenciais.
Nunca misture finanças pessoais e empresariais
Um dos erros mais comuns é misturar as finanças pessoais com as empresariais. Evite ao máximo usar dinheiro pessoal para comprar algo para a empresa e vice-versa. Essa atitude pode ser inofensiva, mas transformar essas situações em hábitos é um caminho sem volta e a chance de se enrolar no meio dele é muito alta.
Combate a inadimplência
Incentive seus clientes a manterem as contas deles em dia com a sua empresa. Planeje o vencimento de boletos no começo do mês, esse é o período onde a maioria das empresas pagam o salário de seus funcionários. Outra alternativa é também oferecer descontos e benefícios a quem mantém o pagamento na data certa.