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Ilustração carrinho com produtos. Texto na arte: O que fazer com produtos próximos ao vencimento. Bate Forte

Ter em estoque produtos com a data de vencimento próxima pode ser uma situação aterrorizante para alguns comerciantes, mas existem algumas formas de dar um bom destino a eles.

É importante lembrar que a venda de produtos vencidos é expressamente proibida pela Lei nº 8.137/90, art. 7º, inciso IX, portanto, jamais os coloque à venda ou deixe visíveis para os clientes.

O Blog Bate Forte trouxe algumas dicas de como agir corretamente com mercadorias perto da data do vencimento e de como evitar essa situação.

Crie promoções para esses produtos

Coloque os produtos que estão prestes a vencer em um local bem chamativo na sua loja e com uma promoção imperdível para os clientes. Dessa forma, você pode transformar o que até então era prejuízo em rendimento.

No momento de criar essas promoções, é preciso que a informação esteja clara que a mercadoria está próxima à data de vencimento. Dessa maneira você cumpre com a lei e fortalece uma relação transparente com seus clientes.

E se o produto vencer, faça o descarte correto

Se, infelizmente, os produtos vencerem sem que você consiga os vender, entre em contato com o fornecedor para que ocorra o descarte correto deles, combinando um dia para a retirada dos mesmos. Até o momento do descarte, mantenha essa mercadoria longe de gôndolas e em um local bem sinalizado quanto a situação destes, para que os estoquistas ou qualquer outro funcionário não se confunda e coloque-os à venda novamente.

Se o descarte não ocorrer por intermédio do fornecedor, você pode acionar os aterros sanitários. É só contatar a Secretaria do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária do seu município e solicitar assistência.

Dicas para evitar que a mercadoria estrague

Às vezes pode ser difícil manter um controle rigoroso para que nenhuma das suas mercadorias tenham o prazo de validade expirado antes de serem vendidas, por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento:

  • Método PEPS: Primeiro que Entra, Primeiro que Sai. Sempre coloque em evidência na sua loja produtos que foram adquiridos antes e em menos evidência os mais recentes.
  • Conheça bem o perfil dos seus clientes para não adquirir mercadorias que não serão compradas.
  • Faça o cálculo correto para o abastecimento do seu comércio através do valor de consumo médio de cada mercadoria, quantidade do estoque atual e prazo de entrega dos fornecedores.

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