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Ilustração de homem carregando carro para entrega. Texto na arte: Fretes mais baratos. Bate Forte

Calcular e implementar um valor de frete é um momento importante para o varejista. Isso porque esse é um fator de peso na decisão do cliente, dependendo do valor da entrega, da localidade ou do produto, o consumidor pode declinar ou concretizar a compra.

O envio de encomendas não pode ter um alto custo, mas também o ideal é que não seja muito em conta, já que pode afetar a margem de lucro do negócio.

Oferecer um serviço com um preço atrativo, mas que também seja viável para a empresa é o mais recomendado. Para encontrar o caminho que melhor encaixa na sua empresa, confira algumas dicas que o blog de Bate Forte separou.

Se você ainda não tem, saiba como montar um serviço de delivery para o seu negócio.

Escolha e entenda os tipos de entrega

O primeiro passo é saber quais são os tipos de entrega que podem ser aplicados no seu negócio.

Frete local

Para entregas na sua cidade ou região é possível acionar motoboys ou até colocar os pedidos no próprio carro da empresa para distribuir durante o dia.

Frete com desconto

Pode ser estabelecido perante um acordo com o cliente: quanto maior a compra maior o desconto no valor do envio. Outra opção é estabelecer uma quantidade mínima de produtos para o cliente obter preços mais em conta na entrega.

Frete fiel

Quem tem uma frequência de compra pode ter um preço acessível ou um valor de frete mais barato, dessa forma, os clientes terão experiências exclusivas e vantagens em comprar sempre no seu estabelecimento.

Frete fixo

Ao determinar um valor fixo, o cliente passa a ter confiança na loja e realiza a compra sabendo exatamente quanto pagará de frete. Com preço fechado, ninguém é pego de surpresa na hora de fazer o pagamento, que é quando ele confere o quanto vai ser cobrado pelo envio.

Compras sem frete

É possível oferecer esta opção para o seu cliente, caso ele queira comprar e ter o(s) produto(s) no mesmo dia. O consumidor compra online/via telefone e combina um horário para retirar, assim, ele vai até a loja física retirar o pedido. Esta é uma maneira de tirar o custo da entrega e concluir a venda e entrega no mesmo dia.

Frete grátis

É possível implementar o frete grátis, sim! Esta modalidade é uma das que mais atrai os clientes, porém para oferecê-la é preciso ter um bom planejamento.

Margem de lucro

Considere qual é o lucro da venda e quanto custa enviar a encomenda para saber se é possível colocar o frete grátis em prática.

Caso a margem seja alta, arcar com os custos fica mais fácil e por mais que o gasto seja maior, as chances de vender tendem a crescer. É o caso daquela famosa frase “É preciso dar um passo para trás, para dar dois para frente”.

Se a margem é pequena, o envio sem custo para o cliente fica mais difícil. Assim restam duas opções: aumentar o preço do produto (e incluir o valor do frete nele) ou colocar uma quantidade mínima no pedido para ganhar o frete grátis.

Aumente o ticket médio

O frete grátis é uma oportunidade para aumentar o ticket médio. O ticket médio é a média de valor das compras feitas no seu estabelecimento. Com ele, sua empresa pode enxergar como estão suas vendas e se está funcionando conforme o planejado.

O frete grátis pode ser utilizado nos produtos mais vendidos e que dão mais lucro, por exemplo. Dessa forma, sua loja aproveita a popularidade deles, realiza uma oferta imperdível e pode vender ainda mais.

Oportunidade por tempo limitado

Crie promoções em datas especiais como Dia das Mães, Black Friday e Dia dos Namorados, que são épocas em que as vendas sempre aumentam, então, pagar pelo frete pode ser um custo pequeno perto do lucro que sua empresa pode conseguir.

O mesmo pode ocorrer em meses de pouco movimento. Lançar promoções relâmpago de frete grátis ou mais barato pode salvar o seu faturamento, além de ajudar a dar saída no estoque e abrir espaço para a chegada de novos produtos.

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