Receba informações exclusivas do Bate Forte. Acesse já! Cadastre-se Aqui

Ilustração mão com dinheiro e moedas. Texto na arte: Dicas para ter troco no caixa. Bate Forte

Não ter troco no caixa para dar a um cliente no momento de uma compra pode ser um grande problema, segundo informações do Banco Central, 61% dos varejistas sofrem com a falta de troco. É muito importante ter notas de diferentes valores e moedas no caixa para não passar por situações constrangedoras e desconfortáveis, como por exemplo perguntar ao consumidor se ele se importa de receber o troco em balas, o que em muitos lugares é contra a lei.

Esse contratempo pode comprometer, e muito, o seu faturamento. Para que esse tipo de episódio não ocorra mais com a sua loja, dê uma olhada nas dicas que o Blog Bate Forte trouxe.

Fundo de troco

Essa é uma das práticas fundamentais que você deve adotar no seu comércio. Ao longo do dia, mantenha sempre um valor delimitado, em notas e moedas de diferentes valores, como fundo de troco. Esse hábito também facilita a vida do operador de caixa na hora da compra, agilizando todo o processo. Uma dica para fidelizar e satisfazer o cliente é sempre devolver o valor arredondado para cima. Não tenha medo do prejuízo, os benefícios da prática são maiores.

Incentive o uso de novas tecnologias

Quando o assunto é troco, não podemos nos ater somente às moedas de cinco centavos que você precisa devolver ao cliente na hora do pagamento. Todos os dias novas tecnologias nascem para facilitar a vida do empreendedor que vão além da famosa maquininha de cartão. Uma sugestão é adotar o uso do PIX no seu estabelecimento, que além de ser uma nova modalidade de pagamento que funciona 7 dias por semana e 24 horas por dia, é totalmente gratuita. O pagamento por WhatsApp também é uma novidade interessante. Um bom incentivo ao uso dessas tecnologias, principalmente no momento em que vivemos, é lembrar os seus clientes de que essas são formas mais higiênicas e que evitam o contato no momento de realizar um pagamento.

Estimule seus clientes a usar moedas

De acordo com o Banco Central, cerca de 35% das moedas emitidas estão fora de circulação e, todo ano, os brasileiros tiram em torno de 1/3 das moedas de circulação. Estima-se que a quantidade de moedas guardadas em casa chega a 7,4 milhões. Esse problema reflete diretamente no caixa dos comerciantes, principalmente no ato da compra. Para tentar se esquivar dessa situação na sua loja, incentive seus clientes a usar as moedas guardadas através de promoções nas mercadorias, por exemplo. Outra dica é aconselhar que os seus clientes troquem as moedas que guardam no cofrinho por notas no seu estabelecimento.

Troco solidário

Essa prática pode ajudar tanto o seu caixa a ter troco, quanto ONGs e entidades de caridade. A ideia é incentivar o seu cliente a doar os centavos do troco que ele receberia na hora da compra. A seguir, você mantém essas moedas no seu caixa e doa o mesmo valor, através de transferências digitais ou por depósito de cheques, para organizações não governamentais e entidades da confiança do estabelecimento.

Posts relacionados

Privacy Preferences
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.