Não ter troco no caixa para dar a um cliente no momento de uma compra pode ser um grande problema, segundo informações do Banco Central, 61% dos varejistas sofrem com a falta de troco. É muito importante ter notas de diferentes valores e moedas no caixa para não passar por situações constrangedoras e desconfortáveis, como por exemplo perguntar ao consumidor se ele se importa de receber o troco em balas, o que em muitos lugares é contra a lei.
Esse contratempo pode comprometer, e muito, o seu faturamento. Para que esse tipo de episódio não ocorra mais com a sua loja, dê uma olhada nas dicas que o Blog Bate Forte trouxe.
Fundo de troco
Essa é uma das práticas fundamentais que você deve adotar no seu comércio. Ao longo do dia, mantenha sempre um valor delimitado, em notas e moedas de diferentes valores, como fundo de troco. Esse hábito também facilita a vida do operador de caixa na hora da compra, agilizando todo o processo. Uma dica para fidelizar e satisfazer o cliente é sempre devolver o valor arredondado para cima. Não tenha medo do prejuízo, os benefícios da prática são maiores.
Incentive o uso de novas tecnologias
Quando o assunto é troco, não podemos nos ater somente às moedas de cinco centavos que você precisa devolver ao cliente na hora do pagamento. Todos os dias novas tecnologias nascem para facilitar a vida do empreendedor que vão além da famosa maquininha de cartão. Uma sugestão é adotar o uso do PIX no seu estabelecimento, que além de ser uma nova modalidade de pagamento que funciona 7 dias por semana e 24 horas por dia, é totalmente gratuita. O pagamento por WhatsApp também é uma novidade interessante. Um bom incentivo ao uso dessas tecnologias, principalmente no momento em que vivemos, é lembrar os seus clientes de que essas são formas mais higiênicas e que evitam o contato no momento de realizar um pagamento.
Estimule seus clientes a usar moedas
De acordo com o Banco Central, cerca de 35% das moedas emitidas estão fora de circulação e, todo ano, os brasileiros tiram em torno de 1/3 das moedas de circulação. Estima-se que a quantidade de moedas guardadas em casa chega a 7,4 milhões. Esse problema reflete diretamente no caixa dos comerciantes, principalmente no ato da compra. Para tentar se esquivar dessa situação na sua loja, incentive seus clientes a usar as moedas guardadas através de promoções nas mercadorias, por exemplo. Outra dica é aconselhar que os seus clientes troquem as moedas que guardam no cofrinho por notas no seu estabelecimento.
Troco solidário
Essa prática pode ajudar tanto o seu caixa a ter troco, quanto ONGs e entidades de caridade. A ideia é incentivar o seu cliente a doar os centavos do troco que ele receberia na hora da compra. A seguir, você mantém essas moedas no seu caixa e doa o mesmo valor, através de transferências digitais ou por depósito de cheques, para organizações não governamentais e entidades da confiança do estabelecimento.