Estamos vivendo um momento incerto no qual muitas empresas, infelizmente, estão fechando suas portas devido à crise que estamos enfrentando causada pela COVID-19.
Mesmo em um cenário atípico, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para tentar evitar que a sua empresa feche, com bastante planejamento e estruturação.
10 dicas para sua empresa sobreviver ao atual cenário
O blog de Bate Forte apresenta os 10 passos criados pelo diretor-executivo da Confirp e Consultor Contábil e especialista em gestão de empresas, Richard Domingos, para salvar uma empresa em momentos de crise.
Planeje diferentes cenários para o futuro
As melhores decisões para serem tomadas precisam ser bem pensadas, por isso, a dica é criar um planejamento com base nas perspectivas de faturamento para os próximos seis meses, escolhendo o melhor cenário para sua empresa se adequar e seguir com as decisões a partir dele. O acompanhamento dessas ações e seus resultados devem ser constantes para analisar os próximos passos.
Adeque seu processo produtivo e comercial
Com os cenários possíveis desenhados, é hora de criar o volume necessário de produção para cada projeção proposta (mão de obra, mercadorias, etc.).
Traga para a realidade os custos e despesas
Agora é o momento de rever os custos e despesas da forma mais inteligente possível. Boas formas de se chegar em um acordo com e funcionário são, por exemplo, negociar a jornada de trabalho com redução de salário por alguns meses, cancelar o processo seletivo de novas vagas ou não dar continuidade em determinados contratos.
Formalize todas as negociações com os empregados e fornecedores
É muito importante formalizar toda e qualquer negociação realizada com fornecedores e empregados, como os exemplos acima. Dessa forma, você evita futuros possíveis processos.
Renegocie as dívidas
Adeque as dívidas e financiamentos do seu negócio de acordo com todos os cenários previstos, buscando sempre os períodos de carência, redução de juros e extensão nos prazos de pagamento.
Se prepare para mudanças
Ficar de olho diariamente nos resultados é uma boa forma de se preparar para possíveis mudanças de planejamento, dessa forma, você não é pego desprevenido, e decidir seguir outros caminhos não se torna um desafio.
Atenção constante na administração do caixa
A administração do fluxo do caixa é um dos pontos de mais atenção em momentos de crise. A cobrança se torna uma das áreas mais importantes da empresa, é ela que tem a função de manter os pagamentos em dia e não deixar a empresa sem receber ou devendo.
Priorize uma comunicação transparente com os seus colaboradores
Em momentos de incerteza, o respeito e transparência com os seus colaboradores é indispensável. Por isso, esse é o momento de manter uma comunicação constante com o seu time, sempre mantendo-os informados sobre novidades e mudanças.
Adeque a apresentação do produto, mercadoria ou serviço ao momento
Ter sensibilidade no atendimento ao cliente sempre foi essencial, mas em tempos de crise, a atenção nesse quesito precisa ser redobrada. Estamos todos vivendo um tempo atípico, portanto, tenha empatia com o seu cliente. De nada adianta ter um produto excelente e um serviço que não o acompanha.
Controle: uma das chaves para o sucesso
Ter e manter o controle é imprescindível nesse momento: controle da produção, operação, vendas e também controle emocional. Se manter com os pés no chão e ter uma visão ampla e realista do cenário faz com que tudo se torne menos difícil.