Receba informações exclusivas do Bate Forte. Acesse já! Cadastre-se Aqui

Homem e mulher com máscaras. Texto na arte: dicas para sobreviver ao atual cenário. Bate Forte

Estamos vivendo um momento incerto no qual muitas empresas, infelizmente, estão fechando suas portas devido à crise que estamos enfrentando causada pela COVID-19.
Mesmo em um cenário atípico, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para tentar evitar que a sua empresa feche, com bastante planejamento e estruturação.

10 dicas para sua empresa sobreviver ao atual cenário

O blog de Bate Forte apresenta os 10 passos criados pelo diretor-executivo da Confirp e Consultor Contábil e especialista em gestão de empresas, Richard Domingos, para salvar uma empresa em momentos de crise.

Planeje diferentes cenários para o futuro

As melhores decisões para serem tomadas precisam ser bem pensadas, por isso, a dica é criar um planejamento com base nas perspectivas de faturamento para os próximos seis meses, escolhendo o melhor cenário para sua empresa se adequar e seguir com as decisões a partir dele. O acompanhamento dessas ações e seus resultados devem ser constantes para analisar os próximos passos. 

Adeque seu processo produtivo e comercial

Com os cenários possíveis desenhados, é hora de criar o volume necessário de produção para cada projeção proposta (mão de obra, mercadorias, etc.).

Traga para a realidade os custos e despesas

Agora é o momento de rever os custos e despesas da forma mais inteligente possível. Boas formas de se chegar em um acordo com e funcionário são, por exemplo, negociar a jornada de trabalho com redução de salário por alguns meses, cancelar o processo seletivo de novas vagas ou não dar continuidade em determinados contratos.

Formalize todas as negociações com os empregados e fornecedores

É muito importante formalizar toda e qualquer negociação realizada com fornecedores e empregados, como os exemplos acima. Dessa forma, você evita futuros possíveis processos.

Renegocie as dívidas

Adeque as dívidas e financiamentos do seu negócio de acordo com todos os cenários previstos, buscando sempre os períodos de carência, redução de juros e extensão nos prazos de pagamento.

Se prepare para mudanças

Ficar de olho diariamente nos resultados é uma boa forma de se preparar para possíveis mudanças de planejamento, dessa forma, você não é pego desprevenido, e decidir seguir outros caminhos não se torna um desafio.

Atenção constante na administração do caixa

A administração do fluxo do caixa é um dos pontos de mais atenção em momentos de crise. A cobrança se torna uma das áreas mais importantes da empresa, é ela que tem a função de manter os pagamentos em dia e não deixar a empresa sem receber ou devendo.

 

Priorize uma comunicação transparente com os seus colaboradores

Em momentos de incerteza, o respeito e transparência com os seus colaboradores é indispensável. Por isso, esse é o momento de manter uma comunicação constante com o seu time, sempre mantendo-os informados sobre novidades e mudanças.

Adeque a apresentação do produto, mercadoria ou serviço ao momento

Ter sensibilidade no atendimento ao cliente sempre foi essencial, mas em tempos de crise, a atenção nesse quesito precisa ser redobrada. Estamos todos vivendo um tempo atípico, portanto, tenha empatia com o seu cliente. De nada adianta ter um produto excelente e um serviço que não o acompanha.

Controle: uma das chaves para o sucesso

Ter e manter o controle é imprescindível nesse momento: controle da produção, operação, vendas e também controle emocional. Se manter com os pés no chão e ter uma visão ampla e realista do cenário faz com que tudo se torne menos difícil.

Posts relacionados

Privacy Preferences
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.