Receba informações exclusivas do Bate Forte. Acesse já! Cadastre-se Aqui

Ilustração homem indicando com o dedo. Texto na arte: Dicas para evitar filas grandes no seu estabelecimento. Bate Forte

Imagine uma situação: você acabou de encontrar o produto que você buscava há tempos em um comércio. Ele está com um preço ótimo e finalmente você vai poder desfrutar de tudo o que ele pode oferecer. Ao chegar no caixa para o pagamento, a fila está enorme e demorando muito para andar.

Essa é uma péssima experiência, não é? É claro que você não deseja isso para os clientes do seu estabelecimento. Esse inconveniente pode causar sérios problemas e até acarretar na perda de consumidores, por isso, se o seu comércio está enfrentando essa dificuldade, confira algumas dicas que trouxemos para resolver essa situação.

Primeiramente, entenda onde está o problema

Para resolver qualquer contratempo, é preciso saber o que está causando-o. Por isso, descubra onde está o gargalo na fila do estabelecimento. Os funcionários são ágeis o suficiente? Seu cliente tem muitas dúvidas que estão sendo tiradas na hora do pagamento? As máquinas utilizadas para o pagamento são boas ou estão dando problema? Podem ser vários os fatores ou o conjunto deles que está afetando o fluxo na fila do caixa.

Analise os modelos de checkout do estabelecimento

Existem 4 tipos mais famosos de checkout atualmente: os que precisam de um operador de caixa para funcionar (caixa convencional, caixa rápido e caixa preferencial – o único obrigatório) e o que não necessita de um colaborador, o autoatendimento.

Possuir todas essas opções ao mesmo tempo no local pode fazer com que o volume de clientes em cada fila se disperse. Porém, não existe a fórmula perfeita para alcançar isso, então, analise qual modelo é o ideal para o seu negócio.

Treine os operadores de caixa

Um bom operador de caixa é uma das peças mais importantes para que a fila de clientes não acumule. O profissional precisa estar familiarizado com todos os equipamentos e sistemas que trabalha, saber atender o público de maneira sucinta e prática e ter boa noção de matemática para ser rápido na hora de calcular o troco. Para melhorar todas essas habilidades, é preciso investir em treinamentos e workshops para o time de operadores de caixa.

Tenha os horários e dias de pico bem definidos

São esses os momentos em que o estabelecimento recebe mais clientes, por isso, é preciso saber com precisão quais são eles para que toda a equipe esteja preparada para atender uma demanda e volume maior de consumidores no local.

Esse é um dos motivos pelo os quais as filas podem estar mais cheias. Então, é preciso que nesses momentos existam mais pessoas em cada equipe para atender da melhor forma os clientes e evitar gargalos não somente nas filas de caixa, mas em outros setores e departamentos também.

Colha feedbacks de clientes

Por último, mas não menos importante, mesmo já sabendo o motivo das filas longas e demoradas nos caixas, ouvir feedbacks de clientes também é importante para ter uma visão do cenário por outra perspectiva.

Posts relacionados

Privacy Preferences
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.