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Ilustração cash back. Texto na arte: descubra o melhor programa de fidelidade para sua marca. Bate Forte

Uma das melhores estratégias para reter clientes são os programas de fidelidade. Independentemente de qual seja a opção escolhida pela sua empresa, ambas necessitam de muito planejamento para que não seja um tiro no pé do seu negócio.

O programa de fidelidade ideal para o seu negócio é aquele que melhor se adequa ao orçamento e tipo de cliente que sua marca possui. Por isso, não existe uma resposta certa quanto a melhor opção. Para te ajudar a entender qual é o melhor para a sua empresa, o Blog Bate Forte trouxe algumas dicas.

Antes de tudo, trace um objetivo

O primeiro objetivo que vem a mente quando se pensa em programas de fidelidade é a retenção de clientes. Porém, esse não é o único possível. Além da fidelização, a estratégia é boa também para melhorar o relacionamento com os clientes já existentes, aumentar as vendas de um produto específico, ganhar autoridade do mercado, entre outros. Então, antes de decidir qual é o melhor para o seu negócio, é importante traçar o objetivo principal da marca.

Cashback

Na tradução livre para o português, cashback significa dinheiro de volta. Na prática, esse programa de bônus ao cliente pode funcionar de algumas formas, como devolver parte do valor gasto na compra no ato do pagamento ou o acúmulo do benefício para desconto na próxima compra do cliente.

Esse tipo de modalidade é preferível por clientes que não possuem uma longa relação com a marca por ser uma vantagem imediata, não requerendo um vínculo para resgatar os prêmios somente no futuro, como funciona o programa de pontos.

Troca de pontos

Esse tipo de programa de fidelidade consiste no acumulo de pontos para o resgate de vantagens no futuro, podendo ser desconto em compras, trocas por brindes ou até mesmo abatimento no valor da fatura. Geralmente os consumidores já fidelizados optam por esse tipo de programa porque já possuem um relacionamento sólido com a marca, acreditando ser mais vantajoso esperar para a troca por vantagens.

Dicas para melhorar o seu programa de fidelidade

Além de oferecer produtos de qualidade e que façam sentido com a sua marca, é interessante possuir parcerias com outras marcas para o resgate de recompensas. Um cenário atraente é disponibilizar cupons e descontos em lojas parceiras na compra de produtos específicos ou no valor determinado.

Benefícios da estratégia

Os programas de fidelidade são, como o próprio nome diz, ótimas estratégias para reter e fidelizar clientes. Além disso, sua empresa pode aumentar a receita com esse planejamento e aumentar também a reputação da marca, podendo até gerar marketing espontâneo da empresa através de clientes satisfeitos.

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