Receba informações exclusivas do Bate Forte. Acesse já! Cadastre-se Aqui

Ilustração embalagem. Texto na arte: A importância de rótulos e embalagens. Bate Forte

Mais do que somente cumprir o papel de conter as informações necessárias de um produto, rótulos e embalagens são o primeiro contato do cliente com a sua marca. Por isso, é preciso que se tenha um cuidado especial na hora de criar a identidade visual do produto.

A experiência de compra e consumo começa pela embalagem, então, é necessário redobrar a atenção para, através dela, transmitir ao cliente a mensagem que deseja da forma mais clara e transparente possível. É por meio da identidade visual também que o seu produto pode se destacar dos concorrentes, antes mesmo dos consumidores experimentarem ele de fato.

Conheça as informações obrigatórias03

Todos os rótulos devem contar algumas informações obrigatórias, decididas pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Então, antes de dar qualquer passo na construção de uma embalagem, é importante se atentar aos dados obrigatórios. São eles:

  • Nome do produto;
  • Ingredientes;
  • Peso líquido;
  • Tabela dos valores nutricionais;
  • Preço;
  • Origem e fabricação do produto;
  • Lote e prazo de validade;
  • Riscos à saúde e restrições de uso;
  • Instruções para preparo, se necessário;
  • Marca do fabricante;
  • Dados do importador, se for importado.

Caso o produto contenha algum componente alérgico, também é preciso especificar na embalagem.

Não aposte somente no apelo comercial

Os rótulos e embalagens não podem somente possuir um apelo comercial, eles devem traduzir também a essência da empresa. Hoje, mais do que nunca, os consumidores não estão interessados somente no produto em si, mas na história por trás dele, nos valores da marca e nos impactos que ele causa no mundo. Por isso, é importante ter em mente que os clientes não querem mais gastar dinheiro com algo que eles não acreditam.

Dicas para a embalagem ideal

Cada tipo de produto requer um tipo de embalagem e rótulo específicos. É preciso levar em conta uma série de fatores: qual é o tipo do produto (alimentício, cosmético, limpeza, etc), qual é o público alvo, onde vai ser armazenado, qual o prazo de validade. É interessante também inserir informações relevantes sobre a marca, como os canais de comunicação, por exemplo.

Se atente também à legibilidade das informações e seja o mais transparente possível. Como citamos, os clientes atuais procuram saber mais sobre o que estão consumindo, por isso, aposte em uma comunicação sincera, sensível e acessível.

Posts relacionados

Privacy Preferences
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.