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Ilustração megafone. Texto na arte: Dicas de ações para o dia do cliente. Bate Forte

O Dia do Cliente foi criado em 2003 por um empresário do Rio Grande do Sul com o objetivo de estreitar as relações entre consumidores e marca. Em 2019, a data foi definida pela Câmara Federal em Brasília e hoje representa um dia especial para empresas demonstrarem toda a gratidão e carinho pelos clientes, o maior motor do mercado.

Essa data é perfeita para criar ações, como promoções e distribuição de brindes, que, além de aquecer as vendas, demonstram agradecimento pela confiança dos consumidores. Criar um laço afetivo é muito importante na fidelização de clientes, o público é sempre surpreendido positivamente quando observam que uma marca comemora o Dia do Cliente.

Criar ações também é uma boa forma de gerar marketing espontâneo, uma vez que seus clientes já fidelizados podem divulgar as comemorações para conhecidos e familiares, aumentando assim o alcance da sua marca no mercado.

Promova descontos nos produtos

Descontos são sempre uma boa ideia de implementar na sua loja, salão de beleza, consultório, por exemplo. Sendo descontos progressivos ou não, a chance de aumentar a clientela na data, que é atraída pelos preços mais baixos, é grande.

Se você trabalha com o sistema de entregas, manter o frete grátis na data ou na semana do Dia do Cliente também é uma boa escolha.

Distribua amostras e brindes

O Dia do Cliente é sobre agradecer pela parceria e confiança que seus clientes tem na sua mercadoria ou serviço e uma boa forma de presenteá-los por isso é distribuir brindes personalizados e amostras dos seus produtos.

Crie um programa de fidelidade

Se você quer agradecer pela companhia o ano todo, não só no dia 15 de setembro, uma sugestão é lançar um programa de fidelidade onde o seu cliente pode juntar pontos e trocar por produtos ou serviços gratuitos ao longo do tempo.

Se o seu comércio for um restaurante, por exemplo, uma dica é “dar” uma refeição gratuita ao cliente, a cada dez que ele fez no seu estabelecimento.

Não esqueça da data nas redes sociais

Mesmo se algum cliente não puder comparecer ao seu estabelecimento e aproveitar as condições e ações que você criou para a data, lembre-se da presença on-line deles nas suas redes sociais. Por isso, que tal fazer uma homenagem, mesmo que singela, através de posts de agradecimento?

Crie uma campanha digital

Ainda falando sobre a presença on-line, de nada adianta o planejamento de ações especiais para o dia se os seus clientes não souberem sobre elas. Por isso, crie uma campanha de divulgação dessas ações. E-mail marketing, posts em redes sociais, envio de banners pelo WhatsApp, aproveite todos os canais de comunicação que você tem com seus clientes para garantir que eles fiquem por dentro das ações.

É interessante começar a divulgação pelo menos uma semana antes do Dia do Cliente para que seus consumidores possam se planejar para aproveitar todas as condições especiais da marca.

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