Já é mais do que sabido que conhecer os seus consumidores é indispensável para o sucesso da sua empresa. Para trazer bons resultados ao seu negócio, é interessante ter informações dos seus clientes em uma base de dados, além de saber como utilizá-la da melhor forma.
Ter o cadastro de clientes ativo no seu comércio ajuda a entender melhor não apenas os hábitos dos seus consumidores, mas informações relevantes sobre a sua empresa, como: quais marcas são mais vendidas ou serviços são os preferidos dos clientes, quais dias e horários da semana seu estabelecimento fica mais cheio, quais produtos tem pouca saída ou serviço tem pouca procura, como montar um estoque que não prejudique o financeiro com a falta ou excesso de produtos, entre outros.
A importância da base de dados
Ter um cadastro de clientes auxilia na hora de criar uma comunicação e um relacionamento autêntico com o público. Além de dados como gênero e idade, que são básicos, mas que já falam muito por si só sobre o perfil do cliente, o seu negócio também pode ter acesso ao histórico de compras de cada pessoa.
Com essas informações sua empresa pode enviar cupons e alertas de promoção específicas para cada um dos seus clientes, sendo mais assertiva na comunicação personalizada.
Tendo os dados de contato dos clientes, sua empresa possui a possibilidade de melhorar o pós-venda entrando em contato para saber como foi a experiência de compra/serviço e deixando ele ciente que o canal existe para tirar quaisquer dúvidas ou problemas.
Essas informações também ajudam na hora de resgatar o interesse de clientes inativos. Fazendo uma campanha segmentada para esse grupo pode gerar interesse e com que eles voltem a consumir a sua marca.
Uma boa estratégia de vendas e fidelização de clientes que só é possível com o uso desses dados é a criação de um clube de compras ou cartão fidelidade. Dessa forma, sua marca os incentiva a continuar comprando ou utilizando seu serviço em busca das recompensas ou troca de pontos para descontos, por exemplo.
Quais dados ter no cadastro
As informações básicas são as indispensáveis: nome, e-mail, telefone para contato, endereço, data de nascimento, sexo e CPF.
É importante se manter atento quanto ao uso desses dados devido a Lei Geral de Proteção de Dados, que garante a segurança e privacidade dos dados de brasileiros.
O histórico de compras dos seus clientes também é uma boa fonte de informações na hora de construir uma comunicação personalizada, ele pode ser obtido automaticamente através de softwares.
O momento de solicitar esses dados aos consumidores é crucial e delicado. A pior coisa que pode acontecer é o cliente se sentir pressionado para ceder esses dados e se incomodar com a situação. Lembre-os dos benefícios e vantagens que eles terão ao compartilhar as informações: clube de compras, cartão fidelidade, comunicação personalizada para envio de promoções e programa de cashback, se o estabelecimento possuir.
Ter toda a equipe da sua empresa na mesma página quanto a importância de abastecer e manter o cadastro de clientes atualizado é importante para que todo o esforço não seja em vão e para não cometer gafes no relacionamento com o público.