Receba informações exclusivas do Bate Forte. Acesse já! Cadastre-se Aqui

Ilustração check list cadastro. Texto na arte: Como e porque ter um cadastro de clientes. Bate Forte

Já é mais do que sabido que conhecer os seus consumidores é indispensável para o sucesso da sua empresa. Para trazer bons resultados ao seu negócio, é interessante ter informações dos seus clientes em uma base de dados, além de saber como utilizá-la da melhor forma.

Ter o cadastro de clientes ativo no seu comércio ajuda a entender melhor não apenas os hábitos dos seus consumidores, mas informações relevantes sobre a sua empresa, como: quais marcas são mais vendidas ou serviços são os preferidos dos clientes, quais dias e horários da semana seu estabelecimento fica mais cheio, quais produtos tem pouca saída ou serviço tem pouca procura, como montar um estoque que não prejudique o financeiro com a falta ou excesso de produtos, entre outros.

A importância da base de dados

Ter um cadastro de clientes auxilia na hora de criar uma comunicação e um relacionamento autêntico com o público. Além de dados como gênero e idade, que são básicos, mas que já falam muito por si só sobre o perfil do cliente, o seu negócio também pode ter acesso ao histórico de compras de cada pessoa.

Com essas informações sua empresa pode enviar cupons e alertas de promoção específicas para cada um dos seus clientes, sendo mais assertiva na comunicação personalizada.

Tendo os dados de contato dos clientes, sua empresa possui a possibilidade de melhorar o pós-venda entrando em contato para saber como foi a experiência de compra/serviço e deixando ele ciente que o canal existe para tirar quaisquer dúvidas ou problemas.

Essas informações também ajudam na hora de resgatar o interesse de clientes inativos. Fazendo uma campanha segmentada para esse grupo pode gerar interesse e com que eles voltem a consumir a sua marca.

Uma boa estratégia de vendas e fidelização de clientes que só é possível com o uso desses dados é a criação de um clube de compras ou cartão fidelidade. Dessa forma, sua marca os incentiva a continuar comprando ou utilizando seu serviço em busca das recompensas ou troca de pontos para descontos, por exemplo.

 

Quais dados ter no cadastro

As informações básicas são as indispensáveis: nome, e-mail, telefone para contato, endereço, data de nascimento, sexo e CPF.

É importante se manter atento quanto ao uso desses dados devido a Lei Geral de Proteção de Dados, que garante a segurança e privacidade dos dados de brasileiros.

O histórico de compras dos seus clientes também é uma boa fonte de informações na hora de construir uma comunicação personalizada, ele pode ser obtido automaticamente através de softwares.

O momento de solicitar esses dados aos consumidores é crucial e delicado. A pior coisa que pode acontecer é o cliente se sentir pressionado para ceder esses dados e se incomodar com a situação. Lembre-os dos benefícios e vantagens que eles terão ao compartilhar as informações: clube de compras, cartão fidelidade, comunicação personalizada para envio de promoções e programa de cashback, se o estabelecimento possuir.

Ter toda a equipe da sua empresa na mesma página quanto a importância de abastecer e manter o cadastro de clientes atualizado é importante para que todo o esforço não seja em vão e para não cometer gafes no relacionamento com o público.

Posts relacionados

Comments (1)

[…] Agora, o momento é de criar a melhor estratégia de comunicação com os consumidores inativos para recuperar seu interesse. Possuindo um cadastro de clientes, sua empresa pode saber qual é o melhor meio de entrar em contato com cada um deles. Em outro post do Blog Bate Forte, contamos sobre a importância de criar um cadastro de clientes. […]

Comments are closed.

Privacy Preferences
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.